Publicada em 01/03/2011, às 14h05

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui

Secretaria Municipal de Saúde monta esquema de combate ao mosquito comum


Foto Divulgação
Aedes taeniorhynchus fêmea
O Aedes taeniorhynchus é uma espécie de mosquito bem agressiva e costuma picar durante a noite e por cima das roupas

A população de mosquito comum (Aedes taeniorhynchus e Aedes scapularis) tem aumentado em alguns bairros da capital, o que é comum no verão.

Para combater essas espécies, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), montou um esquema especial para passagem do fumacê, que percorrerá diversos bairros de Vitória, a partir desta terça-feira (01), às 19 horas. A ação seguirá até este domingo (06).

Conheça o roteiro do fumacê para esta semana

Essa espécie de mosquito é bem agressiva, costuma picar durante a noite e por cima das roupas. Os insetos emergem em grande número devido ao sincronismo de eclosão dos ovos previamente acumulados, o que agrava a situação.

A picada é dolorida. O ataque ocorre em grupo e as causas de seu aparecimento são naturais. Este tipo de mosquito surge em maior intensidade após as típicas chuvas de verão e em áreas alagadas e baixas, como manguezais, várzeas e encostas.

Fenômeno natural

O chefe do Serviço de Controle de Mosquitos, André Capezzuto, explicou que o clima de Vitória é quente e úmido e as características são bem favoráveis à proliferação de mosquitos.

"O ambiente não estabelece barreiras ao trânsito de qualquer espécie nativa ou exótica de animal que tenha capacidade de se deslocar no solo e voar ou numa certa distância, caso dos mosquitos", explicou o biólogo, ao destacar que é um fenômeno natural e será combatido pela Prefeitura.

Capezzuto contou, ainda, que este não é um fenômeno novo nem uma nova espécie de mosquito, mas um evento sazonal típico de regiões tropicais de várzeas inundáveis e que podem ocorrer em todo o continente americano, inclusive, em ilhas oceânicas. "Avaliamos o problema, nos precavemos e vamos fazer o combate", planejou o técnico.

Cuidados

Adote
medidas para minimizar incômodo com mosquitos em situações de infestação:

- Evite expor-se nos horários de preferência de ataque dos mosquitos (entardecer e manhãs, para o Aedes, e, no crepúsculo, para os da espécie Culex)
- Dê preferência para roupas compridas leves, em caso de visita a ambientes abertos, para dificultar ser picado nos membros inferiores e braços (porém o
Aedes taeniorhynchus pode, inclusive, picar através das roupas).
- Utilize repelentes naturais tipo citronela ou mesmo sintéticos à base de DEET - e outros (deve-se avaliar, previamente, a questão de sensibilidade pessoal ao odor e contato com estes produtos)
- Coloque telas nas entradas de cômodos da residência (janelas, frestas e outros) e elimine água acumulada em recipientes impermeáveis.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)