Publicada em 13/10/2021, às 13h03

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Semana da Criança : Escolas têm oficinas, confecção de brinquedo e aprendizagem


Divulgação Seme
Semana da Criança
Atividades lúdicas marcam a Semana da Criança nas unidades de ensino de Vitória.
Divulgação Seme
Semana da Criança
Atividades lúdicas marcam a Semana da Criança nas unidades de ensino de Vitória.

Corrida no saco, teatro, oficina de cavalinho, brincadeira com massinha. A Semana da Criança nas unidades de ensino de Vitória misturam o lúdico com a aprendizagem nas propostas de atividade, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental. Cada escola desenvolve suas ações, de acordo com os projetos pedagógicos da unidade de ensino.

Em Inhanguetá, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Reglus Neves Freire, o conceito principal das atividades é o protagonismo dos estudantes. A programação para hoje (13) e amanhã (14), com oficinas de brinquedos e o resgate de brincadeiras como corrida no saco e dança das cadeiras foi desenvolvida envolvendo a equipe da escola.

“O nosso foco é o protagonismo estudantil. Elaboramos essas atividades com o objetivo de fazer um resgate histórico desse território. Junto com os estudantes, construímos a proposta de atividades lúdicas sem perder de vista o caráter pedagógico, não é somente o brincar por brincar, mas o brincar com o objetivo do estudante construir o aprendizado. São quase 400 estudantes participando entre hoje e amanhã”, destacou o diretor interino José Rodrigues.

A professora de Educação Física Terezinha Moreira dos Santos explicou que o trabalho é interdisciplinar, tanto nas atividades de educação física, como dentro das salas de aula.

“Fizemos um trabalho anterior para os estudantes nos apresentarem o que já conheciam das brincadeiras tradicionais, dos pais, mães, dos avós. Foram eles que nos indicaram também quais atividades deveríamos desenvolver na programação da Semana da Criança. O protagonismo estudantil tem essa proposta, de eles participarem do planejamento e da execução da atividade. Nosso objetivo é tornar esses estudantes protagonistas em suas atividades na escola. A criança tem direito à brincadeira, à educação de qualidade, à afetividade”, contou a professora.

Modelando o próprio presente

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Carlos Alberto Martinelli de Souza, em Gurigica, a programação tem oficina de massinha e muita brincadeira. A confecção do pequeno kit que cada criança leva para casa está sendo feita na própria unidade de ensino.

“As crianças adoram essas atividades, é uma programação bem lúdica. Para fazer a massinha, colocamos essência de tuti-frutti e o ‘pó mágico’, que é purpurina. Tudo é feito de forma a envolvê-las, os profissionais guiam as atividades para que elas façam sentido para as crianças. O kit que os pequenos estão levando para casa tem a massinha que eles ajudaram a fazer, além de duas forminhas em formato de bichinhos e um palito de picolé que eles usam como faquinha”, disse a diretora da unidade de ensino, Elisamara Chagas Trindade Diorio.

Teatro

Já no Cmei Nelcy da Silva Braga, em São Cristóvão, a equipe escolar montou um teatro pra lá de especial: os Músicos de Bremen encontraram os Saltimbancos em quatro apresentações para que todas as crianças participassem. E o retorno dos pequenos emocionou a equipe.

“As crianças participaram muito, mesmo as mais tímidas, que ainda nem tinham se manifestado em sala de aula, levantaram, dançaram junto com os personagens. Ficamos surpresos com a resposta deles, muito felizes e emocionados também”, relatou a professora Cleide Montemor de Carvalho.

Além do teatro, o Cmei também teve pintura e fantasia para celebrar as crianças.

Divulgação Seme
Semana da Criança
Atividades lúdicas marcam a Semana da Criança nas unidades de ensino de Vitória.
Divulgação Seme
Semana da Criança
Atividades lúdicas marcam a Semana da Criança nas unidades de ensino de Vitória.
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)