Por Janete Carvalho, com edição de Carlos Alberto Batista
Com a colaboração de Roberta Duarte
Marcos Salles
Marcos Salles
Tomou posse nesta sexta-feira (09) o novo titular da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid). Eliézer Tavares, 53 anos, em seu discurso, lembrou diversas revoltas travadas durante a história do Brasil, originadas pela opressão de invasores e que têm reflexos até hoje pela imposição de classes dominantes. Eliézer destacou a necessidade de haver uma cobrança contínua e pública das elites, no sentido de romper o cerco contra séculos de opressão que ainda não terminou.
O prefeito João Coser recomendou ao secretário empossado na Semcid a devida atenção às questões da diversidade humana que são focos do trabalho desenvolvido por aquela pasta, referindo-se à valorização das causas femininas, dos negros, do público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), entre outras. O prefeito também agradeceu aos ex-secretários que prestaram contribuição à gestão naquela instituição, como Nildete Turra, Cleber Lanes e Antônio Caetono Gomes.
Esta será a terceira secretaria municipal da administração João Coser que o ex-vereador vai ocupar. Militante na defesa dos direitos humanos há vários anos, ele disse que se sente à vontade para prosseguir colaborando com a gestão, tanto na criação de novos projetos quanto na continuação das ações prioritárias da Semcid.
Eliézer integra a Setorial de Direitos Humanos do Partido dos Trabalhadores (PT), foi membro do Fórum Reage Espírito Santo, do Fórum de Enfrentamento à Violência Infanto-Juvenil, tendo ainda participado da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos na Câmara Municipal de Vitória enquanto foi vereador.
Formado em Administração de Empresas pela Faesa, Eliézer tem especialização e mestrado em Educação´pela Universidade de Havana (Cuba). O secretário é um profissional que acompanha a administração municipal desde 2005, quando se licenciou do cargo de vereador de Vitória para assumir a Secretaria Municipal de Planejamento.
Em 2006, com a reforma administrativa da prefeitura, foi criada a Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda (Setger) e Eliézer foi convidado pelo prefeito João Coser para ser titular da pasta. Em 2008, ele se descompatibilizou do cargo para concorrer às eleições municipais pelo Partido dos Trabalhadores (PT), mas não conseguiu se eleger.
Apesar de ser natural de Minas Gerais (Ipanema), Eliézer é radicado no Espírito Santo desde um ano de idade e é casado há 23 anos com Arlene Tavares com quem tem dois filhos. Familiares, entre eles a mãe de Eliézer (dona Ruth), e inúmeros amigos estiveram presentes à posse para prestigiar o novo secretário de Cidadania e Direitos Humanos.