Publicada em 21/09/2017, às 18h37 | Atualizada em 21/09/2017, às 18h46

Por Andrea Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi

Servidores da Secretaria de Obras e Habitação doam sangue no Hemoes


Marcus Monteiro
Doação de sangue da equipe da Semohab
Secretário Sérgio Sá doou sangue e destacou a importância da iniciativa para ampliar o estoque do Hemoes
Marcus Monteiro
Doação de sangue da equipe da Semohab
Servidores da Semohab aderiram à campanha de doação e prometem voltar ao Hemocentro a cada quatro meses para prestar esse ato de solidariedade

Servidores da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) se voluntariaram e estiveram, na tarde desta quinta-feira (21), no Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) para mostrar que a solidariedade está no sangue.

Toda a logística da doação de sangue e medula óssea foi realizada pelo servidor Anderson Nunes Correa, que é gerente de Contratos e Convênios. Ele agendou o horário no Hemoes, marcou com motoristas, além de explicar o passo a passo da doação aos servidores voluntários. "Sou doador de sangue e plaquetas e estou inscrito no cadastro para doação de medula óssea há três anos. Saber que, com o meu sangue, eu posso doar vida para outra pessoa me enche de alegria e satisfação", disse.

O prefeito em exercício e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, foi aprovado em todas as etapas da triagem e foi confiante para a sala de coleta do Hemoes. "Nosso Estado passou por situações muito difíceis no ano de 2017 com a febre amarela, os fatídicos acidentes nas BR´s e até a greve da Polícia Militar, que impossibilitaram a presença de voluntários nos hemocentros. Por isso, pensamos em realizar essa ação com nossos servidores doadores de sangue. Estou muito feliz em ver que nossa secretaria aderiu à campanha e posso garantir que vamos doar outras vezes", explicou.

A proposta é que a ação seja realizada de quatro em quatro meses, estando aberta a todos os servidores, inclusive, de outras secretarias municipais.

Gratidão

Nascione Ramos de Souza, enfermeira responsável pelo ciclo de coleta do Hemoes, demonstrou muita gratidão com a presença dos servidores. "A presença de todos aqui é extremamente providencial. Estamos passando por uma situação de forte baixa no nosso estoque de sangue devido a inúmeros fatores. Quando eu vejo um grupo desse tamanho, confirmo o quanto o ser humano pode ser solidário e amar o próximo", disse.

Doação

Para a doação de sangue, é necessário passar por uma triagem antes da coleta. Ela é dividida em duas etapas. Na primeira fase, são aferidos os sinais vitais, como checagem de pulso, pressão e temperatura, peso e altura e teste de anemia (taxa de hemoglobina e hematócrito).

Após a pré-triagem e com base nos resultados, o candidato passará por uma entrevista, em que serão verificados possíveis casos de doenças ou quaisquer outras situações que possam impossibilitar a doação.

O Hemoes funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e aos sábados, das 7 às 17 horas, inclusive feriados, na avenida Marechal Campos, 1468, ao lado dos hospitais Santa Rita e das Clínicas. Para doação em grupo, é necessário agendamento prévio pelo telefone 3636-7920.

Marcus Monteiro
Doação de sangue da equipe da Semohab
Marcus Monteiro
Doação de sangue da equipe da Semohab
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)