Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Servidores da Secretaria de Obras e Habitação doam sangue no Hemoes

Publicada em | Atualizada em

Por Andrea Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Marcus Monteiro
Doação de sangue da equipe da Semohab
Secretário Sérgio Sá doou sangue e destacou a importância da iniciativa para ampliar o estoque do Hemoes
Marcus Monteiro
Doação de sangue da equipe da Semohab
Servidores da Semohab aderiram à campanha de doação e prometem voltar ao Hemocentro a cada quatro meses para prestar esse ato de solidariedade

Servidores da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) se voluntariaram e estiveram, na tarde desta quinta-feira (21), no Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) para mostrar que a solidariedade está no sangue.

Toda a logística da doação de sangue e medula óssea foi realizada pelo servidor Anderson Nunes Correa, que é gerente de Contratos e Convênios. Ele agendou o horário no Hemoes, marcou com motoristas, além de explicar o passo a passo da doação aos servidores voluntários. "Sou doador de sangue e plaquetas e estou inscrito no cadastro para doação de medula óssea há três anos. Saber que, com o meu sangue, eu posso doar vida para outra pessoa me enche de alegria e satisfação", disse.

O prefeito em exercício e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, foi aprovado em todas as etapas da triagem e foi confiante para a sala de coleta do Hemoes. "Nosso Estado passou por situações muito difíceis no ano de 2017 com a febre amarela, os fatídicos acidentes nas BR´s e até a greve da Polícia Militar, que impossibilitaram a presença de voluntários nos hemocentros. Por isso, pensamos em realizar essa ação com nossos servidores doadores de sangue. Estou muito feliz em ver que nossa secretaria aderiu à campanha e posso garantir que vamos doar outras vezes", explicou.

A proposta é que a ação seja realizada de quatro em quatro meses, estando aberta a todos os servidores, inclusive, de outras secretarias municipais.

Gratidão

Nascione Ramos de Souza, enfermeira responsável pelo ciclo de coleta do Hemoes, demonstrou muita gratidão com a presença dos servidores. "A presença de todos aqui é extremamente providencial. Estamos passando por uma situação de forte baixa no nosso estoque de sangue devido a inúmeros fatores. Quando eu vejo um grupo desse tamanho, confirmo o quanto o ser humano pode ser solidário e amar o próximo", disse.

Doação

Para a doação de sangue, é necessário passar por uma triagem antes da coleta. Ela é dividida em duas etapas. Na primeira fase, são aferidos os sinais vitais, como checagem de pulso, pressão e temperatura, peso e altura e teste de anemia (taxa de hemoglobina e hematócrito).

Após a pré-triagem e com base nos resultados, o candidato passará por uma entrevista, em que serão verificados possíveis casos de doenças ou quaisquer outras situações que possam impossibilitar a doação.

O Hemoes funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e aos sábados, das 7 às 17 horas, inclusive feriados, na avenida Marechal Campos, 1468, ao lado dos hospitais Santa Rita e das Clínicas. Para doação em grupo, é necessário agendamento prévio pelo telefone 3636-7920.

Marcus Monteiro
Doação de sangue da equipe da Semohab
Marcus Monteiro
Doação de sangue da equipe da Semohab