Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Setran notifica empresa por não atender usuários do Programa Porta a Porta

Publicada em | Atualizada em

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira


Divulgação Setran
Serviço Porta a Porta
O Porta a Porta conta, atualmente, com 180 viagens agendadas por dia

Em Vitória, as pessoas com deficiência motora que dependem do uso de cadeira de rodas contam com o programa Porta a Porta, que abrange 100% das viagens agendadas. E todas as demandas dos cadeirantes devem ser atendidas na capital.

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) já aplicou, desde fevereiro, sete notificações ao responsável pela empresa que presta o serviço devido a falta de atendimento de alguns usuários.

Dois processos de multa estão em andamento e em fase de finalização para sua aplicação. E novas notificações serão feitas quando não houver cumprimento de contrato. 

Além disso, foi feito oficialmente, à empresa credenciada, o pedido para inclusão de mais dois veículos no serviço.

“Queremos assim atender a todos as solicitações e diariamente. E o credenciamento de empresas que prestam esse serviço continua aberto para novas empresas interessadas que tenham condições de atender os itens do contrato” disse a titular da Setran, Ana Elisa Amorim.

Controle

Segundo ela, a empresa já foi notificada e continuará sendo até que volte a atender todos os que necessitam. A proposta é que haja absoluto controle ao programa, que ajuda no transporte gratuito dos passageiros para atendimentos de saúde, assistência social, educação, trabalho, esporte e lazer.

Ela lembra que o agendamento e o cancelamento do serviço podem ser feitos por meio do aplicativo Vitória Online e no Portal de Serviços da PMV. Quem preferir pode continuar fazendo a solicitação no Fala Vitória 156. O aplicativo, lembrou a gestora, traz comodidade e praticidade porque o usuário tem a possibilidade de usar a tecnologia a seu favor.

"É um serviço importante e necessário, sempre em busca de ajustes e adequações para um melhor atendimento. A multa é necessária para que os responsáveis cumpram a obrigação de conduzir em segurança e diariamente um público que tanto precisa", frisou Ana Elisa.

Viagens

A programação das viagens do programa Porta a Porta, voltado para a locomoção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, continua sendo feita pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran).

O Porta a Porta conta, atualmente, com 180 viagens agendadas por dia. São sete veículos em operação e 375 usuários cadastrados. Em Vitória, os usuários são buscados e deixados em casa para seus compromissos. O transporte opera gratuitamente todos os dias da semana, inclusive feriados, das 4 horas à meia-noite.

Para dúvidas e esclarecimentos, o cidadão pode ligar para o telefone (27) 3382-6450, de segunda-feira a sexta-feira, das 12 às 19 horas.
A orientação é de que não haja cancelamentos de horário e itinerário no dia da viagem para não comprometer os demais usuários.

Agendamentos

Os agendamentos devem ser feitos com antecedência mínima de dois dias úteis. Eles podem ser feitos em qualquer dia e horário. Para viagens aos finais de semana, feriados e segundas-feiras, a solicitação deve ser feita no último dia útil, até as 18 horas, para que a programação da viagem dos carros seja feita em tempo hábil.