Publicada em 23/08/2012, às 11h53

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Simone Kobe

Sinalização turística entra em fase de conclusão e atende turistas e moradores


Elizabeth Nader
Sinalização turística
A sinalização é composta por placas com mensagens, indicação de locais e setas indicativas de direção

A implantação da nova sinalização turística em Vitória atende visitantes e valoriza ainda mais a capital. Avenidas e ruas, praças e monumentos ganham indicações de maneira padronizada e de acordo com normas técnicas.

O trabalho está na terceira e última etapa, que inclui a implantação de mais 81 placas que irão complementar as informações já instaladas. O projeto prevê a implantação de 244 placas de tamanhos diversos, totalizando 1.214.008m², sete pórticos e 177 bandeiras (placas de esquina).

A implantação da sinalização turística é uma parceria entre as secretarias municipais de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e de Turismo (Semtur) junto à Caixa Econômica Federal, obedecendo os parâmetros preconizados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pelo Guia Brasileiro de Sinalização Turística.

A sinalização é composta por placas com mensagens, indicação de locais e setas indicativas de direção, divididas em três instâncias de informação: turística, de logradouros e serviços.

A nova sinalização já contempla alguns atrativos turísticos da cidade, como Centro Histórico, as Paneleiras de Goiabeiras, o parque da Fonte Grande, a Ilha do Boi, a Praça do Papa e Camburi.

André Sobral
Sinalização Turísitca
A nova sinalização já contempla alguns atrativos turísticos da cidade, como a já instalada na Praia de Camburi

Orientação

Desde o início do trabalho, em junho, já foram instaladas nas vias 149 placas de tamanhos diversos. Entre os locais já contemplados, estão as avenidas Nossa Senhora da Penha, Fernando Ferrari, Rio Branco, Maruípe, Rodovia Serafim Derenzi e bairros Santa Helena, Jardim da Penha, Santo Antônio, Praia do Canto e Jardim Camburi.

Segundo o empresário Paulo Renato da Fonseca Júnior, que tem uma empresa de turismo receptivo, as placas servem decisivamente aos turistas e moradores.

Ele destacou que moradores e motoristas, normalmente, mesmo com pouca sinalização, se orientam. No entanto, quem vem de fora não deve correr risco de se perder. "Os visitantes necessitam de indicações precisas e de fácil visualização, como as que estão sendo colocadas", reforçou.

O empresário avaliou que ações assim mostram a importância dada ao turista, pois, segundo ele, há uma natural concorrência entre os destinos e aqueles que se estruturam melhor atraem maior demanda.

Padrão

O Guia Brasileiro de Sinalização Turística atende a demanda por uma orientação que facilite o acesso aos atrativos culturais e naturais, aos bairros e principais vias, contribuindo para o conhecimento do potencial turístico local.

Além disso, é implantada no Brasil, por meio de regulamentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a sinalização de cor marrom, reconhecida e consagrada na maioria dos países como indicativa de bens turísticos e patrimoniais. E padroniza e estabelece pictogramas desenvolvidos de acordo com padrões e recomendações internacionais.

A sinalização turística é uma forma de comunicação e informação necessária a este segmento permeando a infraestrutura urbana existente em relação aos equipamentos, serviços e atrativos de destinos turísticos. Deverá fornecer comodidade, segurança e satisfação e servir como referência de localização, contribuindo, desta forma, para melhor ordenamento no tráfego da cidade.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)