Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Teatro promove alimentação saudável e balanceada para crianças

Publicada em | Atualizada em

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luis Oliveira


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Cmei Magnolia
Foto Divulgação
Cmei Magnolia

As nutricionistas da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane) da Secretaria de Educação de Vitória (Seme) realizaram mais uma ação lúdica de promoção da educação nutricional e alimentar. Desta vez, a equipe foi até o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Magnólia Dias Miranda Cunha, que fica em Ilha das Caieiras, nos turnos matutino e vespertino, para conduzir um teatro pra lá de especial com as 379 crianças matriculadas na unidade de ensino.

Com direito a cenário, elementos interativos e fantasias, as nutricionistas Ludmila Reis e Elaine Christ, com apoio das estagiárias Raquel Meira, Christiany Santana, Rania Farias e Laura Melo, contaram a história do livro "Amanda no País das Vitaminas", de Leonardo Mendes Cardoso.

Os pequenos ficaram encantados com a história da Amanda, uma menina que gosta de comer apenas salgadinhos e outras guloseimas nada saudáveis. Com o passar do tempo, seu corpo mostra os resultados dessa alimentação e a menina se sente fraca porque faltam vitaminas essenciais para sua saúde.

Até que um dia ela, em um sonho, vai parar dentro da gaveta da geladeira, onde vivem os legumes, as verduras e as frutas, com muitas referências à Alice no País das Maravilhas. Com essa vivência, Amanda descobre algo muito importante para sua alimentação. E apenas se alimentando corretamente, ela consegue ter forças para saltar da gaveta e voltar para casa.

Após a imersão na história, as nutricionistas apresentam para as crianças diversas frutas e legumes, falando sobre a importância de cada um dos alimentos para se obter uma alimentação balanceada. Além disso, essa conversa com os pequenos tem o objetivo de estimular o consumo da alimentação escolar.

Educação Nutricional

Para a coordenadora da Cane, Mariana Zouain, é fundamental introduzir a educação nutricional no cotidiano das crianças desde os primeiros anos da infância. "A educação nutricional ocupa um papel importante na infância, principalmente porque uma alimentação adequada e com várias fontes de nutrientes, refletirá de forma positiva na fase adulta, prevenindo determinadas doenças não somente na infância quanto na maturidade, promovendo qualidade de vida", disse a nutricionista.

Alimentação de qualidade

Os alimentos ofertados nas unidades de ensino de Vitória compõem cardápios balanceados e superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Frituras, embutidos, refrigerantes, gorduras ou balas não integram os cardápios e há opções específicas para as crianças que apresentam restrições alimentares, como diabetes, intolerância à lactose e ao glúten.

Foto Divulgação
Cmei Magnolia
Foto Divulgação
Cmei Magnolia