Publicada em 22/06/2022, às 15h10 | Atualizada em 22/06/2022, às 15h29
Por SEGOV/SUB-COM, com edição de Andreza Lopes
Temporada das baleias-jubarte: gigantes dos oceanos já estão na costa capixaba

Todos os anos, entre junho e novembro, grupos de baleias-jubarte deixam as águas congelantes da Antártida rumo às águas amenas do litoral do Espírito Santo, para fins reprodutivos. O mais recente cruzeiro de pesquisa na costa de Vitória, realizado pelo Projeto Baleia Jubarte, no último dia 16, constatou a maior quantidade de grupos de baleias da temporada reprodutiva de 2022. De acordo com o coordenador do Projeto, Paulo Rodrigues, o resultado da excursão de monitoramento da distribuição e comportamento das jubartes indica a possibilidade de realização de cruzeiros turísticos de observação de baleias.
"Dez baleias foram monitoradas somente no trecho de mar em frente à Vitória, além da ocorrência de outros grupos no entorno e outras duas espécies de golfinhos", conta Paulo.
O turismo de observação de Baleias e Golfinhos, ou whale watching, que a cada ano vem ganhando força no Espírito Santo é praticado em mais de 100 países e territórios. "No ano de 2021, as operadoras de turismo levaram mais de 1.100 visitantes durante toda a temporada para visitarem as baleias. Esse ano realizamos em conjunto com o Instituto Amigos da Baleia Jubarte diversas atividades de capacitação, acompanhamento, parcerias e promoção, com os agentes de viagens que trabalham com o whale watching em Vitória e no Espírito Santo, com o objetivo de dobramos o público atendido. Essas ações irão servir de ferramenta para conseguirmos realizar um turismo de conservação, de forma sustentável", explicou Evandro Figueiredo, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória.
Para conferir as operadoras de turismo parceiras basta acessar a página do Projeto.
Conheça
Para quem deseja conhecer mais sobre as baleias e o trabalho de preservação da vida marinha desenvolvido pelo Projeto, é possível fazer uma visita ao Espaço Baleia Jubarte, localizado em Vitória.
A visita monitorada pode ser realizada de terça a domingo, das 9h às 17h. A visita guiada é gratuita para escolas públicas, devendo ser agendada previamente junto à administração do Projeto.
Onde fica: Praça do Papa, s/n - Enseada do Suá
Aberto: Terça a domingo, das 09h às 17h
Contato: (27) 9 8825 0440 | 3022 6691 ibj.vitoria@baleiajubarte.org.br
Ingresso: R$ 10
Sobre o Projeto Baleia Jubarte
Atuando há mais de 30 anos na pesquisa e conservação das Baleias Jubarte e do ambiente marinho, no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, integra a Rede BIOMAR juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Projeto Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil.
O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, localizadas na Bahia; e em Vitória, no Espírito Santo. Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que tem contribuído para o sucesso da recuperação da população de Jubartes do Atlântico Sul Ocidental. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas em www.facebook.com/projetobaleiajubarte, www.instagram.com/projetobaleiajubarte e em www.baleiajubarte.org.br.