Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Tomam posse os novos membros da Comissão de Ética Médica do PA Praia do Suá

Publicada em

Por Milene Miguel, com edição de Eduardo Brinco


Carlos Antolini
Fachada do Pronto Atendimento da Praia do Suá
Essa é a primeira Comissão de Ética do PA da Praia do Suá

Tomaram posse nesta terça-feira (1º) os novos membros da Comissão de Ética do Pronto-Atendimento da Praia do Suá (PAPS). O processo eleitoral para eleger os representantes aconteceu entre os dias 10 e 14 de julho.

A Comissão irá atuar como controle de qualidade das condições de trabalho e prestação de assistência médica na instituição. Sugerindo, acompanhando e buscando o processo e o aprimoramento do trabalho do corpo clínico dentro dos princípios que regem a Administração Publica no Pronto-Atendimento ligado a Secretaria de Saúde de Vitória.

Após apuração, a Comissão ficou composta por três médicos titulares, Paola Kelly Binda, Penha Fábia Calazans Vaz, Eraldo Ângelo Scopel e três médicos suplentes, Cristiani Banhos Ferreira, Carlos Pimentel Moschen e Gabriela Pessoti Novaes Gonrins. O Presidente e o Secretário serão eleitos dentre os membros efetivos, na primeira reunião da Comissão. O mandato das Comissões de Ética Médica será de no mínimo 12 meses.

Essa é a primeira Comissão de Ética do PA da Praia do Suá, para o diretor Manoel Coutinho, essa é mais uma forma de melhorar o trabalho da instituição. “Estamos reorganizando todo o processo de trabalho do Pronto-Atendimento, tendo como eixo transversal a humanização no atendimento, seguindo a política de humanização do SUS. A Comissão irá colaborar com a boa prática médica, o exercício profissional humanista, e a excelência no atendimento”, afirma.

Na posse, além dos eleitos, estavam presentes a secretaria interina da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) Regina Diniz, o subsecretario de Apoio Estratégico, Jorge Tadeu, a diretora do Conselho Regional de Medicina (CRM) Dra Rosane Ottoni Passos, a diretora interina do PAPS, Waleska Ribeiro Meireles Freire e a diretora clínica do PA, Dra Rovena Laranja.

De acordo com a resolução CFM nº 2.152/2016 , as Comissões de Ética Médica, também possuem funções investigatórias, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da medicina e são consideradas órgãos de apoio aos trabalhos dos Conselhos Regionais de Medicina dentro das instituições de assistência à saúde.