Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Trânsito: Guarda Municipal orienta motoristas na volta às aulas

Publicada em

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
operação escola da Guarda Municipal
Agentes atuam para evitar irregularidades no trânsito em frente às escolas, como fila dupla

Após o fim das férias e do Carnaval, o movimento de veículos em Vitória cresce consideravelmente, aumentando também os transtornos causados por desrespeito à legislação de trânsito em frente às escolas. Filas duplas, estacionamento irregular e uso inadequado das rotatórias são alguns dos exemplos de má conduta no trânsito nesta época.

Para evitar multas e confusões, os pais devem ficar atentos às orientações dos agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal. De acordo com o gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito, Marcelo Perozini, o principal problema enfrentado ainda é a fila dupla.

"O motorista tem de lembrar que deixar o carro parado na via ao lado de outro veículo é proibido, mesmo com o alerta ligado. A legislação de trânsito prevê apenas a parada para embarque ou desembarque, ou seja, não há tempo de espera. Caso a criança não esteja ao alcance dos olhos, o melhor é dar a volta no quarteirão ou procurar uma vaga regulamentada. Se todos os pais seguissem essa dica, não haveria tantos transtornos em frente às escolas".

Estacionamento irregular

Além da fila dupla, alguns motoristas cometem outras infrações de estacionamento irregular. As mais comuns são o estacionamento na faixa de pedestre e sobre a marca de canalização - faixa zebrada –, que indica o espaço necessário de recuo para manobras, bastante comum ao lado de vagas de garagens.

"O motorista, às vezes, não se dá conta, mas ao estacionar na marca de canalização, está impossibilitando a saída de veículos da garagem dos prédios. Caminhonetes, por exemplo, costumam não conseguir raio de giro se houver algum carro estacionado nessa sinalização", explicou Perozini.

Rotatórias

O uso correto da rotatória também é importante, sobretudo nas regiões em que as escolas estão próximas desse equipamento viário. O motorista deve respeitar a preferência de quem já está circulando para evitar o travamento do trânsito.

André Sobral
Rotatória no cruzamento das ruas Aleixo Neto x Afonso Claúdio
Motorista deve respeitar a preferência de quem já está circulando para evitar o travamento do trânsito

Operação volta às aulas

Em muitas unidades educacionais, a presença dos agentes é necessária para evitar o estacionamento em fila dupla e o travamento de rotatórias e garantir a travessia segura das crianças, como é o caso das escolas localizadas em vias com grande fluxo de veículos.

Os agentes auxiliam a travessia sobre a faixa de pedestres e obrigam os veículos que transitam pelo local a reduzir a velocidade e parar quando os alunos estão atravessando.

Algumas escolas particulares também recebem atenção especial dos agentes para o controle do trânsito. Na maioria dos casos, apenas a presença dos guardas municipais é suficiente para o reordenamento do trânsito, havendo poucos autos de infração nos locais.