Unidades de saúde abertas neste sábado para vacinar contra a gripe H1N1
Publicada em | Atualizada em
Por Luana Amorim, com edição de Deyvison Longui
Kadidja Fernandes
Este sábado é o Dia D contra a H1N1. As unidades estarão abertas para vacinar gestantes, crianças de seis meses a dois anos e jovens e 20 a 29 anos
Neste sábado (10), as unidades de saúde da capital estarão abertas, de 8h às 17h, para vacinar gestantes, crianças de seis meses a dois anos, doentes crônicos e jovens de 20 a 29 anos contra a gripe H1N1. O Dia D é nacional e vai facilitar o acesso dos trabalhadores à imunização.
Na segunda-feira (12), feriado de Nossa Senhora da Penha em Vitória, a unidade de saúde do Forte São João também estará de plantão para aplicar a vacina nos moradores da capital. O posto funcionará também de 8h às 17h.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Reblin, lembra que a vacina é a única forma de prevenção deste novo vírus da gripe. "É fundamental que a população procure uma unidade de saúde para se vacinar. Ainda não chegamos no inverno, quando a incidência da gripe aumenta. A hora de se prevenir é agora", enfatizou.
Quanto aos efeitos colaterais, o secretário lembra que são os mesmos de qualquer outra vacina. "O local pode ficar dolorido e algumas reações, como dor de cabeça e febre, podem aparecer. Mas estes efeitos surgem após a aplicação de qualquer vacina. Temos que lembrar que a vacina é eficaz e previne a nova gripe", disse.
Idosos
A vacinação contra a gripe sazonal para idosos começa no dia 24 de abril. Os pacientes acima de 60 anos com doenças crônicas receberão duas vacinas, ou seja, também serão vacinados contra a gripe H1N1. Os adultos entre 30 e 39 anos começarão a ser vacinados no dia 10 de maio. A campanha nacional vai até o dia 21 de maio.