Publicada em 18/04/2012, às 15h14
Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui
Unidades de saúde da capital recebem solicitação para confecção do Cartão SUS

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está se preparando para disponibilizar aos usuários de Vitória o novo modelo do Cartão Nacional de Saúde – coordenado pelo Ministério da Saúde –, que passou a ser obrigatório para todos os cidadãos a partir deste ano.
A máquina para fazer a impressão do novo modelo do cartão – uma mídia de plástico de PVC com a bandeira do Brasil estilizada, de cor verde, na qual constará no verso uma etiqueta contendo o nome do usuário e seu número de cadastro – já foi adquirida pela Semus, que só aguarda a implantação oficial do sistema para fornecê-lo aos pacientes da capital.
Antes disso, haverá a limpeza do sistema na rede municipal, por meio da qual os dados dos usuários serão atualizados em cada unidade de saúde, como mudança de endereço. A gerente de Regulação e Controle de Avaliação da Semus, Cristina Braconi, antecipou que o novo cartão será entregue em uma unidade-piloto de Vitória, mas a mesma ainda está sendo definida.
Atendimento
Ela explicou, ainda, que o atual modelo continua valendo e que aqueles usuários que ainda não são cadastrados no sistema do Cartão Nacional de Saúde devem solicitá-lo na unidade de saúde mais próxima de casa, desde que estejam portando um documento de identificação.
Desde o mês de janeiro, todas as pessoas, mesmo que tenham convênio com plano de saúde, são obrigadas a portar o Cartão Nacional de Saúde, que deve ser apresentado caso o usuário necessite de atendimento médico na rede pública ou particular (hospitais e pronto-socorros, por exemplo).
“Todos os usuários podem fazer a solicitação do novo cartão em qualquer unidade de saúde. Porém, a impressão será centralizada em apenas um local”, explicou Cristina. Com o novo cartão, a marcação de consultas e exames será mais rápida e será possível acessar o histórico de saúde de um usuário pela internet.
O objetivo do Cartão Nacional de Saúde é possibilitar ao Sistema Único de Saúde (SUS) a capacidade de identificação individualizada dos usuários. A partir do cadastramento e da emissão do cartão, será possível identificar o usuário em todos os seus contatos com o SUS e acompanhar a sua evolução dentro do sistema, com efeitos na atenção individual, na ampliação e melhoria de acesso da população a medicamentos e no planejamento das ações de saúde.