Viagem pela Literatura: escritor Paulo Sodré bate papo com o público em Itararé
Publicada em
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Foto Divulgação/Loadyr Sodre Junior
O escritor e professor Paulo Sodré é o convidado para o bate-papo no Cajun Engenharia/Itararé
O Viagem pela Literatura, projeto da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) desenvolvido pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, segue com seu calendário de atividades. Nesta terça-feira (28), às 14h30, o Cajun Engenharia/Itararé recebe o Encontro com o Escritor. O convidado para o bate-papo com o público é Paulo Sodré.
O tema da conversa gira em torno da produção literária do escritor, oportunizando aos participantes um espaço interativo para melhor conhecer o processo criativo do fazer literário. Haverá também a participação da contadora de histórias Tiana Magalhães, integrante do Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras da Biblioteca Municipal, que narrará a história "Guido, a folha e o capim", de Paulo Sodré.
Na programação, outras histórias, tais como "O boi a vaca e o bolo" e "O gato pirado", de Lucia Reis, "A descoberta da Joaninha", de Bellarh Leite Cordeiro, entre outras. A contação de histórias é um estímulo a pensar e a ver com os olhos da imaginação, proporcionando um momento de encantamento com uma história. Serão distribuídas revistas em quadrinhos para os participantes.
O escritor
Paulo Roberto Sodré, capixaba de Vitória (1962), tem publicados pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida: "Interiores" (poemas), de 1984; "Ominho" (literatura infantil), de 1986; "Lhecídio: gravuras de sherazade na penúltima noite" (poema romanceado), 1989.
Pelo Departamento Estadual de Cultura, publicou: "Dos olhos, das mãos, dos dentes" (poemas), 1992. Já pelo Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, foram impressos de sua autoria: "De Ulisses a Telêmacos e outras epístolas" (poemas), de 1998.
Em 2006, publicou o livro de poemas "Senhor Branco ou o indesejado das gentes", pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Pela mesma Secult, lançou sua obra mais recente: "Guido, a folha e o capim" (literatura infanto-juvenil), lançado em 2010.
Além de escritor, Paulo Sodré atua também como professor de Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desde 1989.
O projeto
Contemplado em 2007 com o selo do Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura, o Viagem Pela Literatura é um dos principais mecanismos do fomento à literatura no País. Ao todo, são quase 90 mil participantes ao longo das 17 edições. Mais da metade, em torno de 52 mil, de 2005 a 2011.
O objetivo das ações desenvolvidas é o incentivo à prática da leitura junto ao público infantil, juvenil e adulto, buscando ampliar horizontes através de viagens ao mundo da imaginação. O projeto realizará dezenas de atividades gratuitas até dezembro, ocupando espaços como escolas, centros comunitários, parques, unidades do Projeto Caminhando Juntos (Cajun) e praças públicas.
SERVIÇO
Viagem pela Literatura – Encontro com o Escritor
Atração: escritor Paulo Sodré, contação de histórias com Tiana Magalhães e distribuição de revistas em quadrinhos
Quando: terça-feira (28), às 14h30.
Onde: Cajun Engenharia/Itararé, Beco Maria José Baldan.