Viagem pela Literatura leva contos infantis a vários pontos da cidade
Publicada em | Atualizada em
Por José Carlos Mattedi, com edição de Deyvison Longui
Com a colaboração de Liege Nogueira (Marlin Azul)
Paula Barreto
O Viagem pela Literatura é desenvolvido há 15 anos por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando, assim, acesso ao livro
Um passeio pelo mundo da literatura infantil. O Projeto Viagem pela Literatura, da Secretaria de Cultura de Vitória, realiza, nos próximos dias, uma série de atividades que acontecerão em vários pontos da cidade a partir desta semana.
O Viagem pela Literatura é desenvolvido há 15 anos por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando, assim, acesso democrático ao livro e à leitura com ações permanentes nas bibliotecas Adelpho Poli Monjardim e Itinerante nas escolas e comunidades. Inclui, também, espetáculos teatrais baseados em textos da literatura infantil, oficinas e encontros como parte das atividades.
Durante a apresentação do contador de histórias Fabiano Moraes, a musicalidade e o enredo das histórias proporcionam a fantasia da imaginação, aliados aos elementos da natureza que também são explorados durante a narrativa. "A Menina e o Anjo", "A Velhinha Maluquete" e "A Avó e a Netinha" são algumas das histórias que o narrador conta utilizando toda essa gama de elementos durante o espetáculo.
Já o escritor Charles Araújo promove um bate-papo com os alunos para falar sobre as publicações de seus livros de conto, como "A Caixa de Contos" e "O Melhor Livro de Contos de Bichos do Mato de Todos os Tempos & Outros". Através desta técnica de interação com o público, o autor possibilita, a todos os presentes, amplos questionamentos e, consequentemente, maior entendimento a respeito de suas obras.
O mergulho pela literatura possibilita uma "aproximação do público e, principalmente, das crianças com o universo literário, por integrar as atividades culturais às ações do ensino formal, estabelecendo uma relação entre o lúdico e a realidade", ressalta a coordenadora do projeto, Elizete Terezinha Caser Rocha.