Vitória ganha unidade móvel de videomonitoramento permanente
Publicada em | Atualizada em
Por Loureta Samora, com edição de Deyvison Longui
Marcos Salles
Marcos Salles
As ruas de Vitória ficam mais seguras a partir de agora. Nesta quinta-feira (14), o prefeito João Coser apresentou à sociedade a unidade móvel de videomonitoramento da capital. O veículo foi adquirido com recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). Este é o primeiro equipamento dessa natureza adquirido por um município no Brasil.
Equipado com oito câmeras e operado por dois agentes comunitários de segurança da Guarda Civil Municipal, o veículo de monitoramento será utilizado em grandes eventos, como réveillon, carnaval e durante a programação de verão. O equipamento também vai reforçar a segurança de autoridades durante visita à cidade.
O subsecretário municipal de Segurança Pública, Alcemir Pantaleão, reforçou que são muitas as ações desenvolvidas pela administração no sentido de promover a cultura da paz em Vitória, como os projetos Sexo, Drogas e... Diálogo! Mulheres da Paz e as câmeras de videomonitoramento. "O veículo de videomonitoramento junta-se a essas ações", enfatizou.
Marcos Salles
Marcos Salles
Parcerias
Para o secretário estadual de Segurança, Rodney Miranda, ações exitosas na área de segurança pública dependem da participação do poder público municipal e do envolvimento da sociedade. Segundo ele, essas duas ações acontecem juntas em Vitória. "Não é por acaso que Vitória tem registrado a redução do índice de homicídios. Sabemos que os números ainda são altos, mas o caminho é trabalhar firmando parcerias", afirmou.
O prefeito também ressaltou a importância das parcerias para o sucesso das ações de segurança pública. "Trabalhando de forma isolada, não há nenhuma chance de obtermos sucesso em nossas ações", destacou. João Coser ressaltou ainda a importância do Pronasci para a segurança pública nacional. "O Pronasci é um projeto que reúne o Estado, o município e o governo federal. Hoje, sem o Pronasci, o Brasil não estaria discutindo a segurança com essa proporção", disse.
Carro
O veículo é um Fiat Ducato, equipado com duas câmeras com 360º de giro, quatro fixas nas extremidades do carro e duas internas. Um agente vai operar as câmeras e os monitores de vídeo, enquanto outro conduzirá o veículo. Os agentes vão operar as câmeras e observar as imagens por meio de três monitores. No primeiro momento, a comunicação deles com a Central de Videomonitoramento, na sede da Guarda Civil Municipal, será por meio de rádio e telefones celulares.