Imprensa
Vitória lança Projeto PET-Saúde para impulsionar a transformação digital no SUS
Publicada em | Atualizada em
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Michelle Moretti
Com a colaboração de Thyago Oliveira


Na tarde da última sexta-feira (22), foi realizada a abertura oficial do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Informação e Saúde Digital (PET-Saúde), um programa do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação que promove a integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade, com foco na transformação digital do SUS.
Em Vitória, essa iniciativa une a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e terá duração de dois anos. O projeto contará com cerca de 120 bolsistas, entre professores da Ufes, profissionais da Semus e estudantes de diferentes áreas da saúde e da informação.
O secretário municipal de Gestão e Planejamentoa, Regis Mattos, esteve presente na abertura do evento e destacou que esse projeto tem o
objetivo de potencializar a saúde da capital. "É muito positivo ver a Universidade Federal do Espírito Santo e a Secretaria de Saúde de Vitória trabalhando juntas. Esse processo contribui para o benefício da população, buscando melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas".
Os cenários de prática incluem seis unidades de saúde (São Cristóvão, Bonfim, Andorinhas, Santo Antônio, Grande Vitória e Alagoano), os Centros de Atenção Psicossocial (Caps AD III e Caps São Pedro), além de setores do nível Central, como a Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS), a Coordenação de Informação em Saúde (CIS), a Saúde Mental, Vigilância Epidemiológica e Auditoria.
A secretária municipal de Saúde de Vitória, Magda Cristina Lamborghini, também marcou presença no evento e reforçou a parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para o bem-estar da população. "Estamos muito felizes com essa parceria de 24 meses, isso vai fortalecer ainda mais as políticas públicas de saúde em Vitória. Agora, com mais 120 pessoas somando esforços, vamos potencializar ainda mais nosso trabalho e aprimorar o compromisso que temos com os moradores da capital."
As áreas temáticas previstas são: transformação digital, saúde mental, saúde maternoinfantil, doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e neoplasias (mama e útero).
Sara Costa, de 21 anos, estudante de Odontologia e uma das bolsistas desse curso, relatou estar feliz em participar dessa capacitação e que esta é uma grande oportunidade para a vida dela. "Fiquei muito feliz quando soube que tinha sido selecionada. Até então, eu não conhecia o PET-Saúde, foi um amigo que me falou sobre o programa e me enviou o edital. Resolvi me inscrever e passei em primeiro lugar na minha área."
"Esse projeto vai além de uma parceria, ele busca capacitar profissionais e engajar tanto a equipe quanto a população na cultura digital. Os bolsistas serão agentes responsáveis por aplicar essa cultura, promovendo engajamento e transformação", destacou o Coordenador de Informações da Saúde de Vitória, Tiago Nogueira do Nascimento.
Raony Gomes, de 21 anos, estudante de Ciências da Computação e também um dos bolsistas desse curso, contou que está com grandes expectativas para aprender e exercer a sua profissão na área da saúde. "Eu estou muito feliz! Tudo é muito novo para mim, mas espero aprender bastante sobre a área da saúde e poder aplicar meus conhecimentos em computação nessa área."
"Para nós, da Universidade, especialmente do Centro de Ciências da Saúde e dos demais centros envolvidos, é uma grande alegria assumir esse compromisso. A universidade existe justamente para isso: buscar novas soluções, projetos e oportunidades de ensino para os estudantes. Tenho certeza de que os frutos desse projeto serão inúmeros", ressaltou o diretor do Centro de Ciências da Saúde da Ufes, Dr. Helder Mauad.