Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória quebra 3 recordes na vacinação contra gripe e imuniza 88 mil pessoas

Publicada em | Atualizada em

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Homem recebe vacina contra gripe no dia da campanha nacional
Vitória atingiu 118% de cobertura do público-alvo na campanha de vacinação contra a gripe

Cobertura de 118% da população-alvo da vacinação contra a gripe, superação da meta do Ministério da Saúde em todos os grupos priorizados, e principalmente, vencer pela primeira vez a meta de 80% de cobertura das gestantes. Essas são três conquistas apontadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) na campanha de vacinação deste ano.

O balanço da vacinação contra a gripe nesta sexta-feira (10) indica que foram imunizadas 88.053 pessoas, entre gestantes, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, puérperas (mulheres que tiveram filho há, no máximo, 45 dias), idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde. O número é recorde, assim como o percentual atingido: 118% do público-alvo.

"Em anos anteriores, Vitória chegou a ultrapassar a cobertura de 100% no geral, mas nunca perto desse patamar", comemorou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Semus, Tatiane Comério.

Ela lembra que também foram vacinados mais de 13 mil doentes crônicos que também compõem a população priorizada pelo Ministério da Saúde. O número também foi maior do que nos anos anteriores da campanha.

Maior alcance de gestantes

Entre os destaques da campanha deste ano, Tatiane Comério ressalta o maior índice de cobertura alcançado até então entre as gestantes: um grupo que sempre foi mais resistente a comparecer para tomar a vacina.

"É importante destacar que o número de 3.604 gestantes é o estimado até o final de 2016. Estamos na metade do ano, portanto, com uma cobertura de quase 90% desse público, acredita-se que as gestantes grávidas neste momento estão imunizadas. As unidades de saúde fizeram busca ativa em seus territórios de abrangência e houve adesão, sem registro de recusas", explicou Tatiane.

Meta do Ministério da Saúde

Diego Alves
Mulher recebe vacina contra gripe no dia da campanha nacional
Rede municipal de saúde superou a meta do Ministério da Saúde - que é de 80%- em todos os grupos

Para a coordenadora, do ponto de vista da saúde pública, também foi importante ultrapassar a meta do Ministério da Saúde - que é de 80%- em todos os grupos. Em quatro deles (idosos, crianças, púerperas e trabalhadores de saúde), o índice de cobertura superou 100%. Isso significa que a população mais vulnerável está protegida, o que ajuda a quebrar o ciclo de transmissão do vírus Influenza.

Fim das doses

Na tarde desta sexta-feira (10), encerrou a vacinação nas quatro unidades de saúde que ainda possuíam doses nessa etapa de vacinação, retomada na terça-feira passada (7). Agora, o município de Vitória aguardará novas orientações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que agendou uma reunião com os municípios para a manhã da próxima terça-feira (14).

Portanto, não há mais doses de vacina contra a gripe em Vitória. Apenas as reservadas para a segunda dose das crianças que estão sendo imunizadas pela primeira vez contra a gripe continuarão a ser aplicadas normalmente nas unidades de saúde.

Cobertura atualizada
  • Crianças: 104,6%
  • Idosos: 113,6%
  • Puérperas: 113,0%
  • Gestantes: 89,4%
  • Trabalhadores de saúde: 174%
  • Total: 118% de cobertura