Imprensa
Vitória sedia Simpósio Nacional de Ensino de Física
Publicada em | Atualizada em
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Carlos Alberto Batista


Até sexta-feira (30), Vitória sediará, pela primeira vez, um dos maiores eventos nacionais de física: o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). Mais de 2 mil alunos e professores de todo o país estarão presentes para debater questões relacionadas ao tema. O SNEF conta com o apoio da Prefeitura de Vitória e participação das Escolas da Ciência Física e Ciência Física, História e Biologia e da Praça da Ciência, vinculadas à Secretaria Municipal de Educação (Seme).
A diretora da Escola da Ciência Física, espaço de educação não formal vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Maria Alice Sant'Ana Zucoloto, participa nesta segunda-feira (26), das 17 às 18h45, da mesa-redonda sobre Conexão dos Espaços Não Formais de Educação com a Educação Formal . Este evento será realizado no auditório do Centro de Educação da Ufes. Participarão também da mesa-redonda Antonio Carlos Pavão - ABCMC (UFPE) e José Ribamar Ferreira, do Espaço Museu da Vida (Fiocruz).
Os três espaços educativos - Escolas da Ciência Física e da Ciência Física, História e Biologia e da Praça da Ciência, todos esses vinculados à Secretaria Municipal de Educação - serão utilizados como apoio nas atividades desenvolvidas no Simpósio. O evento é aberto ao público em geral, embora os cursos são fechados aos educadores inscritos.
Importância
O SNEF ainda é uma oportunidade de formação continuada, contribuindo diretamente na melhoria do ensino. Para isso, serão apresentadas mais de 250 comunicações orais e pôsteres de trabalhos desenvolvidos em todo o país; 80 cursos e oficinas, mostras, conferências e mesas redondas. O SNEF procura contribuir de forma significativa para o intercâmbio de idéias e das múltiplas experiências vivenciadas pelos participantes.
Nesse contexto, a comunidade de Ensino de Física e Ensino de Ciências em geral e aqueles interessados e/ou de alguma forma ligados ao tema são convidados a participarem do XVIII SNEF: seja apresentando relatos de suas atividades de pesquisa, de suas experiências de docência ou decorrentes de outros projetos ou na condição de ouvinte.
O Simpósio Nacional de Ensino de Física é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Física e que acontece a cada dois anos, mudando a cidade-sede a cada simpósio. O I SNEF ocorreu na cidade de São Paulo, em 1970, e o XVII SNEF em São Luiz do Maranhão em 2007, quando foi aprovada a sua realização na cidade de Vitória pela primeira vez nesses 36 anos.
Astronomia
Dentre as diversas atividades do SNEF, está a abertura oficial do Ano Internacional da Astronomia (AIA). Vitória foi a cidade brasileira escolhida para o lançamento oficial do AIA. A abertura será no dia 28 de janeiro, na Ufes, e contará com a presença dos representantes da União Astronômica Internacional e dos coordenadores do AIA.
Estão programadas sessões no planetário, teatro científico, sessões de cinema, além de palestras, oficinas, mostras e exposições. Feira de Produtos e Serviços Educacionais O SNEF irá contar também com diversos expositores que irão mostrar produtos e serviços ligados ao ensino da Física, como equipamentos científicos, laboratórios, lançamentos editoriais, entre outros. A feira será realizada durante todo o evento, e tem entrada franca. Funcionará no IC1.
Na tenda, os visitantes ainda irão contar com diversas apresentações culturais, que irá mostrar um pouco da cultura capixaba. Autoridades discutirão incentivo à Ciência e Tecnologia. Além dos mais renomados físicos brasileiros, algumas autoridades estarão nas mesas discutindo políticas públicas de incentivo à Ciência e Tecnologia, como ldeu Moreira de Castro, Secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia, e os secretários estadual Rogério Silveira de Queiroz (Ciência e Tecnologia) e Haroldo Correa da Rocha (Educação), entre representantes de outros órgãos ligados à àrea como Capes e MEC.
O SNEF é uma realização da Sociedade Brasileira de Física, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e organização da Máxima Eventos.