No Palácio Jerônimo Monteiro, um coletor está disponível para receber o óleo usado em frituras
Pensando em dar mais uma contribuição para a sustentabilidade do planeta, o Programa Vitória Sustentável montou cinco postos de coleta de óleo usado de cozinha, de soja, girassol ou canola frequentemente utilizado em frituras.
Os postos estão instalados nas secretarias municipais de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Serviços (Semse) e de Saúde (Semus), além do Palácio Jerônimo Monteiro (sede da Administração Municipal) e no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac).
De acordo com a coordenação do Programa Vitória Sustentável, além de contribuir para a sustentabilidade, a ação, desenvolvida em parceria com a Biomarca - Marca Ambiental, empresa especializada em multitecnologias para o gerenciamento integrado de resíduos, ajuda as associações de catadores cadastradas na Prefeitura de Vitória.
A Biomarca repassa R$ 0,30 por cada litro óleo recolhido às associações. A empresa também é a responsável pelo recolhimento e transporte do óleo nos postos de coleta, bem como a destinação final desses resíduos.
A coordenadora geral do Programa Vitória Sustentável, Lísia Pimenta Medeiros, ressalta que a implementação dessa ação é para chamar atenção para um fato que muitas pessoas não sabem: "O óleo de cozinha é altamente poluente, principalmente quando em contato com a água. Por esse motivo, a melhor alternativa é colocá-lo em um vidro ou garrafa pet e entregá-lo na coleta de lixo especializada".
Ela acrescenta que assim como o petróleo causa catástrofes ambientais, quando derramado em grande volume nos mares, dentro de casa quando o óleo é depositado na rede de esgoto diminui-se as possibilidades de vida de muitos animais.