Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória vai participar de plano nacional de combate à mortalidade de jovens

Publicada em

Por Patrícia Arruda, com edição de SEGOV/SUB-COM


Elizabeth Nader
Violência infantil
Plano contempla série de ações para reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência

O Plano Juventude Viva (PJV) no Espírito Santo, que reúne um conjunto de estratégias articuladas com vistas ao combate à mortalidade da juventude – em especial de jovens negros - na capital e em outros seis municípios do Estado, será lançado nesta sexta-feira (2), às 10 horas, no Palácio Anchieta, no Centro.

O plano contempla uma série de ações de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência - física e simbólica - a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia.

Para tal, são considerados a oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência em territórios que concentram altos índices de homicídios. Além disso, ele prevê o enfrentamento ao racismo institucional, com a sensibilização de agentes públicos para o problema. Além da capital, o plano atenderá os municípios de Serra, Vila Velha, Cariacica, Guarapari, Linhares e São Mateus.

O PJV é uma iniciativa do Governo Federal, comandado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Para o lançamento, estarão presentes autoridades municipais, estaduais e do Governo Federal, como os ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência, Luiza Barros, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, e Aldo Rebelo, do Ministério dos Esportes, além da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo.

Plano Juventude Viva

Imagem divulgação
Plano Juventude Viva
Objetivo do PJV é fortalecer as políticas para o enfrentamento ao alto índice de homicídios contra jovens

O Plano Juventude Viva (PJV) prioriza 132 municípios brasileiros, distribuídos em 26 estados e no Distrito Federal, que em 2010 concentravam 70% dos homicídios contra jovens negros. A relação inclui as capitais de todos os estados brasileiros.

No PJV, são apresentados quatro eixos: "Desconstrução da violência", com campanhas, redes e discussões sobre o tema; "Inclusão, emancipação e garantia de direitos"; "Transformação de territórios", disponibilizando mais cultura e lazer; e "Aperfeiçoamento institucional", voltado para o enfrentamento ao racismo e à discriminação.

Após o lançamento e a pactuação com os municípios capixabas, a expectativa é de que cada cidade elabore seu Plano Municipal. O objetivo é fortalecer as políticas intersetoriais para o enfrentamento ao alto índice de homicídios contra jovens, especialmente jovens negros, a partir da realidade de cada município. O plano já foi lançado nos estados de Alagoas, Paraíba, Distrito Federal, São Paulo e Bahia.

Serviço

Lançamento do Plano Juventude Viva no Espírito Santo

Quando: sexta-feira (2), às 10 horas

Local: Palácio Anchieta - praça João Clímaco, s/n, Cidade Alta