Publicada em 19/10/2018, às 17h37
Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Voluntários promovem um dia de atividades especiais no Cajun Bonfim


Para mostrar para crianças e adolescentes que todas as pessoas são capazes de fazer o bem, empregados da Fundação Telefônica realizaram um mutirão no Cajun Bonfim, nesta sexta-feira (19).
Cerca de 80 voluntários chegaram cedo à unidade, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e envolveram os estudantes participantes em atividades bem diferentes das rotineiras.
Eles presenciaram os voluntários trabalhando com pintura, reparos e jardinagem, mas também participaram de oficinas e novos tipos de recreação e ganharam um almoço especial e saboroso.
"Além da movimentação diferente e alegre dos voluntários, as crianças receberam uma lição de cidadania, engajamento, colaboração e empatia, que são trabalhados ao longo do ano nos Cajuns. Esse dia e essa lição serão inesquecíveis para nossos estudantes", disse o articulador cultural Júlio Barros.
A programação fez parte do "Dia dos Voluntários Telefônica", que é realizado há 13 anos em diferentes partes do País. O Instituto Gênesis, parceiro da Semas na administração do Cajun, foi uma das 61 organizações de 47 cidades em todo o Brasil selecionadas para receber o mutirão, que envolveu simultaneamente mais de 6,5 mil pessoas.
Cajun
Voltado para a promoção da cultura, esporte e inclusão social, o projeto Caminhando Juntos (Cajun) atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos que moram em Vitória. O projeto tem como objetivo desenvolver o potencial deles, promovendo a autoestima e fortalecendo o vínculo com suas famílias, a escola e a comunidade.
As unidades oferecem atividades lúdico-recreativas, esportivas e culturais, como capoeira, música (teclado, violão, percussão, flauta, canto coral), dança, circo e informática.
Para participar, é necessário que os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente compareçam à unidade mais próxima de casa e apresentem Certidão de Nascimento, comprovante de residência e matrícula escolar do estudante.