Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Alunos do projeto Jardineiro Ecológico têm primeira aula nesta segunda-feira

Publicada em

Por Regina Freitas, com edição de Deyvison Longui


Marcos Salles
Fernando Pratti instrutor na aula Inaugural do Projeto Jardineiro Ecológico
Segundo o instutor do projeto, Fernando Pratti, os alunos alunos terão toda infraestrutura necessária para participar do curso

A primeira aula do curso do projeto Jardineiro Ecológico será na próxima segunda-feira (09), pela manhã, no auditório do parque da Fonte Grande. Para iniciar o curso será ministrada aula sobre Mercado de Trabalho, por uma técnica da Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda (Setger).

Segundo o idealizador do projeto, o técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fernando Bourguignon Pratti, os alunos terão 212 horas de curso, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.

Serão realizadas aulas teóricas e práticas. Os alunos terão toda infraestrutura necessária para participar do curso, inclusive quando forem realizadas aulas práticas.

Fernando explicou que os facilitadores, como serão conhecidos os professores, foram escolhidos dentro do quadro de funcionários efetivos da Prefeitura de Vitória e dentro das suas especializações, garantindo a continuidade do projeto. Para o morador do Forte São João, Fábio Luiz da Silva, 40 anos, o projeto é muito bom. “Já sei um pouquinho e agora vou saber mais”, contou.

Módulos

O curso está dividido em cinco módulos, que são Mercado de Trabalho, com matérias sobre mercado de trabalho, educação ambiental, pedologia (estudo do solo). O segundo módulo é de Fundamentos para a Prática de Jardinagem, que tratará de ecologia, campos de fundamentos.

Já o terceiro módulo abordará a Produção de Mudas, quando os alunos estudarão morfologia e fisiologia, nutrição de plantas, plantas medicinais, técnicas de produção de mudas (aulas teóricas e práticas). O quarto módulo será sobre Arborização, e as disciplinas são arborização urbana, campo de arborização, jardinagem e paisagismo.

O último módulo será sobre o Manejo e legislação ambiental, cidadania e associativismo, quando os alunos aprenderão, entre outros temas, sobre reflorestamento, unidades de conservação protegidas, direitos humanos e cidadania, economia solidária, empreendedorismo e associativismo, acesso ao crédito e imagem pessoal.

Matéria relacionada:

Na manhã desta segunda: projeto Jardineiro Ecológico é lançado em Vitória