Publicada em 31/05/2021, às 14h01
Por Felipe Mansur, com edição de Matheus Thebaldi
Alunos da rede municipal aprendem e celebram Mata Atlântica em vídeo de desenhos

A conscientização para conservação da Mata Paludosa, um ecossistema associado ao da Mata Atlântica na capital, está registrada em criativos desenhos feitos pelos alunos dos 1°, 2º e 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, em Jardim Camburi.
Eles estão participando do projeto "Educação Ambiental para Preservação da Mata Peludosa". A produção das ilustrações deu origem a um vídeo em homenagem ao Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado no último dia 27, e que será publicado nas redes da PMV.
Houve, ainda, uma roda de conversa on-line sobre a Mata Paludosa, levando os estudantes a praticar o conhecimento e a criatividade. O projeto, que teve início em março deste ano e deve ser concluído no final de junho, envolve cerca de 180 alunos.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental, através dos Centros de Educação Ambiental inseridos nos parques da cidade.
"O trabalho de Educação Ambiental desenvolvido pelos centros junto a escolas de Vitória tem o objetivo de integrar os alunos ao meio do qual eles fazem parte. A nossa proposta é aguçar o senso de pertencimento nessas crianças, é despertar nelas, cada vez mais, a ideia de que os parques da nossa cidade são referências em suas vidas. Esse é um dos papéis fundamentais da educação", explica o subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem-estar Animal, Breno Panetto.

A educadora ambiental Osnéia Peccoli destaca que a parceria entre a Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo e o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Mata Peludosa permite que professores e alunos conheçam e aprendam sobre cuidados, preservação, animais e vegetações presentes nesse ecossistema. "Diversas atividades foram realizadas com os alunos, professores e as famílias. Uma delas foi a 'Pescaria do Conhecimento sobre a Mata Paludosa', de forma on-line".
Valiosa
A gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, ressalta que todas as atividades foram realizadas no horário noturno, como forma de envolver alunos, famílias e professores no processo de conhecimento.
"Assim, já é possível que alunos e familiares vejam que a Mata Paludosa é uma floresta valiosa demais. É um tesouro natural que temos em nossa cidade, em especial, no bairro Jardim Camburi. Por esse motivo, os cuidados com a vegetação e com os animais, a conservação e o respeito pela natureza não apenas devem, mas também precisam fazer parte do nosso dia a dia. É nossa responsabilidade preservar algo tão valioso existente em nosso espaço", ressalta.
Atividades
- Apresentação sobre o ecossistema da Mata Paludosa;
- Dinâmica do ecossistema: momento de aprendizado sobre funcionamento, formação e fatores bióticos e abióticos da Mata Paludosa;
- Pescaria do conhecimento: momento em que os alunos pescam, de forma lúdica, informações, perguntas e verdadeiro ou falso sobre a temática Mata Paludosa;
- Confecção de desenhos e frases sobre preservação, cuidado, respeito e valorização da Mata Paludosa em homenagem ao Dia da Mata Atlântica;
- Desafio do Conhecimento: jogo de perguntas e respostas sobre o ecossistema Mata Paludosa;
- Encerramento reunindo todos os trabalhos desenvolvidos durante o processo educativo, com a entrega de certificado on-line para os alunos;