Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Alunos de Cmei de São José fazem mostra com tradições e lendas do Estado

Publicada em

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM


Uma festa tipicamente capixaba começa nesta quinta-feira (6) no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Georgina da Trindade Faria, no bairro São José. É a mostra cultural "Riquezas do Nosso Espírito Santo", que evidencia as atividades pedagógicas das quais os alunos participaram durante todo o ano de 2014.

A ideia é ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a cultura capixaba e, para isso, as professoras de Artes Aline Meireles e Patrícia Bezerra orientaram, inclusive, a construção de panelas de barro na sala de aula, que é um dos artesanatos mais tradicionais do Espírito Santo.

No painel, o visitante pode conferir desenhos produzidos pelos alunos que representam outros símbolos da nossa cultura, como a casaca e o congo, e ainda personagens do nosso folclore, a exemplo da "Sereia de Meaípe", que, segundo a lenda, arrebatou o coração de um marinheiro holandês.

Divulgação Seme
Mostra cultural Cmei São José
Panela de barro foi uma das obras de arte produzidas pelos alunos do Cmei Georgina da Trindade Faria
Divulgação Seme
Mostra cultural Cmei São José
Lendas e tradições do Estado estão expostas na mostra cultural "Riquezas do Nosso Espírito Santo"

Montes

Os alunos mais velhos, de 6 e 7 anos, vão encenar, nesta quinta (6), a peça "O Pássaro de Fogo". Segundo a lenda, a índia Jaciara se apaixonou por Guaraci, índio guerreiro da tribo rival e, como castigo, foram transformados, respectivamente, no Monte Moxuara, em Cariacica, e no Monte Mestre Álvaro, na Serra, condenados a estar de frente um para o outro pela eternidade, mas sem se tocarem ou se falarem.

Uma ave fantástica se converteu em fogo e passou a servir de mensageiro, rasgando os céus e levando as eternas promessas de amor da princesa e do guerreiro.

Além da exposição sobre a cultura capixaba, também haverá mostra de outros trabalhos com referência literária realizados por outras educadoras da unidade de ensino. A família e a comunidade estão convidados para prestigiar as atividades.