Alunos de Cmei de São José fazem mostra com tradições e lendas do Estado
Publicada em
Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM
Uma festa tipicamente capixaba começa nesta quinta-feira (6) no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Georgina da Trindade Faria, no bairro São José. É a mostra cultural "Riquezas do Nosso Espírito Santo", que evidencia as atividades pedagógicas das quais os alunos participaram durante todo o ano de 2014.
A ideia é ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a cultura capixaba e, para isso, as professoras de Artes Aline Meireles e Patrícia Bezerra orientaram, inclusive, a construção de panelas de barro na sala de aula, que é um dos artesanatos mais tradicionais do Espírito Santo.
No painel, o visitante pode conferir desenhos produzidos pelos alunos que representam outros símbolos da nossa cultura, como a casaca e o congo, e ainda personagens do nosso folclore, a exemplo da "Sereia de Meaípe", que, segundo a lenda, arrebatou o coração de um marinheiro holandês.
Divulgação Seme
Panela de barro foi uma das obras de arte produzidas pelos alunos do Cmei Georgina da Trindade Faria
Divulgação Seme
Lendas e tradições do Estado estão expostas na mostra cultural "Riquezas do Nosso Espírito Santo"
Montes
Os alunos mais velhos, de 6 e 7 anos, vão encenar, nesta quinta (6), a peça "O Pássaro de Fogo". Segundo a lenda, a índia Jaciara se apaixonou por Guaraci, índio guerreiro da tribo rival e, como castigo, foram transformados, respectivamente, no Monte Moxuara, em Cariacica, e no Monte Mestre Álvaro, na Serra, condenados a estar de frente um para o outro pela eternidade, mas sem se tocarem ou se falarem.
Uma ave fantástica se converteu em fogo e passou a servir de mensageiro, rasgando os céus e levando as eternas promessas de amor da princesa e do guerreiro.
Além da exposição sobre a cultura capixaba, também haverá mostra de outros trabalhos com referência literária realizados por outras educadoras da unidade de ensino. A família e a comunidade estão convidados para prestigiar as atividades.