Publicada em 16/02/2022, às 15h35 | Atualizada em 16/02/2022, às 15h42

Por Fernanda Sant'Anna, com edição de Andreza Lopes

Cajun de Sólon Borges encerra programação do Verão da Convivência


Foto Divulgação
Verão da Convivência
Verão da Convivência.
Foto Divulgação
Verão da Convivência
Verão da Convivência.

As crianças e adolescentes do Cajun de Sólon Borges poderão desfrutar, nesta quinta-feira (17) do encerramento das atividades do projeto "Verão da Convivência".

A programação é ofertada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Vitória.

A equipe técnica do Cajun busca resgatar brincadeiras antigas como pique bandeira, futelitro, cabo de força, queimada e pula corda, como forma de trabalhar a convivência, o respeito mútuo e o fortalecimento dos vínculos. Além disso, haverá distribuição de picolés para as 127 crianças e adolescentes cadastrados nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) pelo Cajun de Sólon Borges.

"A convivência e o fortalecimento de vínculos são essenciais e o 'Verão da Convivência' propiciou essas atividades para crianças e adolescentes em Vitória", disse a secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz.

CAJUN

O Cajun atende crianças e adolescentes do 06 aos 15 anos de idade, de todo o território continental. No turno matutino o evento ocorre das 8h30 às 11h, já no período vespertino, das 13h30 às 16h.

O 'Verão da Convivência' foi planejado para estimular as relações protetivas e ampliar o ciclo de amizades, a garantia de direitos e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários junto aos munícipes. A programação foi realizada de forma leve, lúdica e alegre, assim como o verão.

Segundo a orientadora social dos Cajuns, Leiliane Campos, o planejamento esteve recheado de brincadeiras para valorizar a infância, atividades externas e de intercâmbio entre as unidades. "A interação e vivência com grupos de diferentes ciclos etários permitem que os usuários visitem, explorem e conheçam diferentes locais. Isso é importante porque amplia sua leitura de mundo e cria novas perspectivas de futuro", explicou.

Para a gerente de Serviços de Convivência, Cristina Silva, a convivência entre gerações diferentes promove melhora na cognição e no estado de humor. "Outros benefícios que também podem ser destacados são: a quebra do preconceito com o processo de envelhecimento, a troca de experiências dos mais maduros com os mais jovens, o fortalecimento de laços afetivos e a transferência de cultura e valores, favorecendo assim, a construção de uma sociedade mais respeitosa e tolerante", afirmou.

Foto Divulgação
Verão da Convivência
Verão da Convivência.
Foto Divulgação
Verão da Convivência
Verão da Convivência.
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)