Imprensa
Dia Mundial da Água: programação teve início no Parque Gruta da Onça
Publicada em | Atualizada em
Por Eduarda Miranda (eosmjesuseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Nesta quarta-feira (22) é celebrado o Dia Mundial da Água. Para lembrar essa importante data e outras ligadas ao tema, a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) preparou uma programação com várias atividades que serão trabalhadas durante a "Semana Municipal da Água", que vai de 19 a 25 de março. Acesse aqui a programação.
A abertura da Semana da Água ocorreu no parque Gruta da Onça, no Centro da capital, na manhã desta terça-feira (21). Na oportunidade, estudantes de escolas públicas municipais participaram de atividades no local, dentre elas contação de história sobre o surgimento do parque, a partir do Chafariz da Capixaba, visita monitorada à nascente e curso d'água que fica dentro da unidade e caminhada pelas trilhas históricas.
Com a temática "Águas que fluem vida e contam histórias", a programação elaborada pela equipe da Gerência de Educação Ambiental (GEA), da Semmam, terá ainda ao longo da semana bate-papos, cine vídeos, atividades lúdicas e jogos interativos para o envolvimento e aprendizados dos alunos de escolas públicas municipais e de outras unidades de ensino localizadas no entorno dos parques Gruta da Onça e da Fonte Grande, da Mata Paludosa, do Vale do Mulembá.

Durante o evento, o prefeito Lorenzo Pazolini falou sobre a importância da conservação dos recursos hídricos. "A conservação dos recursos hídricos faz parte do nosso compromisso firmado com a pauta ambiental. Somos uma ilha margeada pelas águas do mar, do rio e de nascentes. Então, nossa preocupação, acima de tudo, está em garantir a preservação, o uso correto e a também a qualidade da água. Estamos dialogando com a população por meio de ações educativas, projetos sustentáveis e importantes construções de saneamento básico para mostrar a importância da água em nossas vidas", disse o prefeito Lorenzo Pazolini.
"A Semana da Água tem o objetivo de compartilhar experiências e conhecimentos sobre a gestão dos recursos hídricos a partir de diferentes olhares, além de propiciar o diálogo entre especialistas e a sociedade. Por isso, preparamos uma programação voltada à educação ambiental para mostrar que atitudes do dia a dia podem fazer a diferença", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.
Fonte Viva
Nesta terça-feira (21), também se comemora na capital o Dia Municipal de Preservação e Recuperação das Nascentes. As nascentes e córregos da cidade são o foco do Programa Fonte Viva, lançado no ano passado pela gestão Lorenzo Pazolini. Esse programa compreende a elaboração de estudos hidrológicos, que identificam a qualidade e a quantidade de água, em 25 nascentes, em uma primeira fase.
A partir desses estudos, o programa prevê o desenvolvimento de projetos de engenharia e de obras para construção de fontes e de outras estruturas para armazenamento e distribuição das águas nos 15 pontos que apresentarem maior potencial hídrico. Os recursos foram captados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
"Dessa forma o Programa Fonte Viva permitirá a disponibilização de água potável para as comunidades do entorno das fontes públicas que serão construídas", destaca o secretário Tarcísio Föeger.
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993.
O objetivo do Dia Mundial da Água é promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos.