Publicada em 22/03/2022, às 17h20 | Atualizada em 22/03/2022, às 17h31
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Educação: crianças participam de concurso de desenho para escolher mascote

Padre Giovanni Bartesaghi veio ainda muito jovem para o Brasil e escolheu trabalhar em comunidades em situação de vulnerabilidade. Em São Pedro, dedicou-se a transformar a realidade do bairro, então conhecido como o "lugar de toda pobreza". Um de seus projetos foi conseguir o material necessário à construção de uma creche na região.
Em homenagem à dedicação do religioso pelo bairro, em Santo André, fica o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Padre Giovanni Bartesaghi. E o resgate da história desse personagem histórico daquele território, o Cmei está organizando um concurso para escolher o mascote da unidade de ensino.
"A ideia surgiu do desenvolvimento do nosso projeto institucional para 2022. Iniciamos conversando com as crianças sobre o Padre Giovanni, quem era, o que fez por São Pedro. A partir daí, mostramos a foto dele e pedimos que desenhassem", contou a diretora do Cmei, Cristiane Pacheco.

Os grupos 5 e 6 do Cmei, que somam 162 crianças de um total de 400 matriculadas, fizeram os desenhos, que foram pré-selecionados pela equipe da unidade de ensino até chegar aos quatro finalistas. Heitor Rodrigues Falcão, grupo 6C; Eloiza dos Santos Mendes, grupo 6A; Izabella Passos Almeida, grupo 6B; e Mirella Rocha Barbosa, grupo 6C, são os artistas responsáveis pelos desenhos.
A votação envolve as famílias, por meio de um formulário eletrônico, e segue ao longo desta semana. Depois da escolha do vencedor, o "Pegebinho" ganhará vida. "Vamos fazer o mascote, a roupa, a cabeça, da forma mais fiel possível ao desenho vencedor. O Pegebinho estará presente em ações do Cmei, como inícios de projeto, dia das crianças, festa cultural, apresentações, formatura e outros", explicou a diretora.
Mini chefs
Outra atividade realizada no Cmei Padre Giovanni Bartesaghi que reforça o vínculo das crianças com a unidade de ensino e auxilia na adaptação de novas crianças à rotina escolar é o projeto "Mini chef", que começou em 2018 e é realizado com os grupos 5 e 6.

Nesta ação, as merendeiras preparam um prato e colocam no carrinho, a criança veste uma roupa de chef e passa em todas as salas, apresentando aos colegas qual é o cardápio do dia.
"Os resultados são muito positivos. As crianças passam a se interessar por alimentos que ainda não conhecem e ficam curiosas para experimentar. Todas ficam ansiosas para chegar a vez de ser o mini chef do dia. E as merendeiras se sentem incluídas, pois explicam para as crianças o cardápio que foi feito no dia e as crianças são beneficiadas quando passam a se interessar pelo que não conhecem. Esta ação faz com que as crianças participem e conheçam a alimentação que é preparada para elas", destacou a diretora Cristiane Pacheco.