Publicada em 15/06/2022, às 12h20 | Atualizada em 15/06/2022, às 12h32

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Educação infantil: crianças viajam pelo universo do conhecimento


Foto Divulgação
Cmei RJVG
Crianças do Cmei RJVG participam do projeto institucional "Volta ao mundo do conhecimento". (ampliar)

Planetas, estrelas, lua, foguetes e aprendizado. No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubens José Vervloet Gomes, em Jardim Camburi, o projeto institucional "Volta ao mundo do conhecimento" levou as crianças do grupo 6 a uma viagem pelo nosso Sistema Solar.

"Conversamos com nossas crianças e geramos uma lista de interesse sobre os assuntos que queríamos estudar. O Sistema Solar foi o primeiro tema desta lista. O objetivo desse trabalho é buscar informações sobre a organização desse sistema, identificar astros e planetas e descobrir se é e como é possível vivenciar uma experiência espacial, conforme a curiosidade de nossas crianças, com toda a seriedade, adequação e ludicidade que a faixa de idade atendida exige", explicou a professora Juliana Muniz.

Para essa viagem, as famílias também foram convidadas a embarcar nesse foguete! Mães, pais e responsáveis fizeram parte de um movimento de pesquisa junto a seus filhos, com registros por meio de desenhos, escrita, mural e fotos.

Para viajar mais ainda dentro do tema, as crianças participaram de uma sessão virtual com o Planetário de Vitória, lá mesmo, no espaço do Cmei.

"Construímos uma maquete do sistema solar, um astronauta no tamanho das crianças e um foguete de caixa de papelão, soltando a imaginação, em momentos de muita diversão e aprendizado", contou a professora, que teve o apoio da assistente de Educação Infantil Patrícia Ferreira, e da diretora da unidade de ensino, Terezinha Pinheiro de Souza, além das pedagogas.

Foto Divulgação
Cmei RJVG
Crianças do Cmei RJVG participam do projeto institucional "Volta ao mundo do conhecimento".

Viagem espacial

E se o tema já deixa as profissionais envolvidas cheias de ideias e empolgadas, o que dirá das crianças? A turma deu show de criatividade e participação e não vê a hora de embarcar na próxima jornada.

"Eu gostei porque nunca vi o espaço desse jeito legal!", disse Bernardo Ribeiro Vicentini. Para Arthur Soares de Almeida, a melhor parte foi o foguete. "Gostei dos planetas na sala de vídeo! O mais legal foi fazer o foguete", afirmou. Já o outro Arthur da turma, o Arthur de Godoy Salvador simplesmente gostou "de tudo!".

A sessão do planetário ficará marcada para os pequenos. "A gente entrou no foguete e viu os planetas, lá na sala de vídeo", relatou Mateus Gomes Sperber. O foguete também foi o momento preferido da Lara Tamarri Muller: "Achei maravilhoso! Os meus pais adoraram! E o que eu mais gostei foi do foguete", disse ela. Já para Sophia Castro Aleixo Rosa, o astro rei do Sistema Solar foi o ponto alto da atividade. "Eu achei o máximo! O que eu mais gostei foi de ver o Sol".

Foto Divulgação
Cmei RJVG
Crianças do Cmei RJVG participam do projeto institucional "Volta ao mundo do conhecimento".

Envolvimento das crianças

A diretora Terezinha destacou que a prática de trabalhar com temas eleitos pelo grupo gera maior envolvimento das crianças, implicação e resultados. Dentro do tema, os profissionais da unidade de ensino desenvolvem atividades nas diferentes linguagens e áreas do conhecimento, conforme proposto nas diretrizes curriculares para a Educação Infantil de Vitória.

A professora Juliana destacou que o Sistema Solar é um tema que transita no imaginário das crianças. Nesse sentido, o trabalho flui potencializando as enunciações infantis, estimulando a oralidade, a criatividade, ampliando o repertório de conhecimento de mundo, o senso de pertencimento e a necessidade de preservação do meio em que vivemos, além de promover a socialização.

"Como professora, entendo que, algumas vezes, abstrata é a ideia que temos acerca da criatividade e senso investigativo de nossas crianças. Pra eles, o céu é o limite. Por mais complexo que seja o assunto, partindo do interesse do grupo, nossa preocupação deve ser colocá-lo em uma linguagem apropriada e acessível, pois nossos pequenos darão conta de garantir o sucesso da produção", destacou a educadora.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)