Publicada em 15/06/2022, às 12h20 | Atualizada em 15/06/2022, às 12h32
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Educação infantil: crianças viajam pelo universo do conhecimento
Planetas, estrelas, lua, foguetes e aprendizado. No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubens José Vervloet Gomes, em Jardim Camburi, o projeto institucional "Volta ao mundo do conhecimento" levou as crianças do grupo 6 a uma viagem pelo nosso Sistema Solar.
"Conversamos com nossas crianças e geramos uma lista de interesse sobre os assuntos que queríamos estudar. O Sistema Solar foi o primeiro tema desta lista. O objetivo desse trabalho é buscar informações sobre a organização desse sistema, identificar astros e planetas e descobrir se é e como é possível vivenciar uma experiência espacial, conforme a curiosidade de nossas crianças, com toda a seriedade, adequação e ludicidade que a faixa de idade atendida exige", explicou a professora Juliana Muniz.
Para essa viagem, as famílias também foram convidadas a embarcar nesse foguete! Mães, pais e responsáveis fizeram parte de um movimento de pesquisa junto a seus filhos, com registros por meio de desenhos, escrita, mural e fotos.
Para viajar mais ainda dentro do tema, as crianças participaram de uma sessão virtual com o Planetário de Vitória, lá mesmo, no espaço do Cmei.
"Construímos uma maquete do sistema solar, um astronauta no tamanho das crianças e um foguete de caixa de papelão, soltando a imaginação, em momentos de muita diversão e aprendizado", contou a professora, que teve o apoio da assistente de Educação Infantil Patrícia Ferreira, e da diretora da unidade de ensino, Terezinha Pinheiro de Souza, além das pedagogas.

Viagem espacial
E se o tema já deixa as profissionais envolvidas cheias de ideias e empolgadas, o que dirá das crianças? A turma deu show de criatividade e participação e não vê a hora de embarcar na próxima jornada.
"Eu gostei porque nunca vi o espaço desse jeito legal!", disse Bernardo Ribeiro Vicentini. Para Arthur Soares de Almeida, a melhor parte foi o foguete. "Gostei dos planetas na sala de vídeo! O mais legal foi fazer o foguete", afirmou. Já o outro Arthur da turma, o Arthur de Godoy Salvador simplesmente gostou "de tudo!".
A sessão do planetário ficará marcada para os pequenos. "A gente entrou no foguete e viu os planetas, lá na sala de vídeo", relatou Mateus Gomes Sperber. O foguete também foi o momento preferido da Lara Tamarri Muller: "Achei maravilhoso! Os meus pais adoraram! E o que eu mais gostei foi do foguete", disse ela. Já para Sophia Castro Aleixo Rosa, o astro rei do Sistema Solar foi o ponto alto da atividade. "Eu achei o máximo! O que eu mais gostei foi de ver o Sol".

Envolvimento das crianças
A diretora Terezinha destacou que a prática de trabalhar com temas eleitos pelo grupo gera maior envolvimento das crianças, implicação e resultados. Dentro do tema, os profissionais da unidade de ensino desenvolvem atividades nas diferentes linguagens e áreas do conhecimento, conforme proposto nas diretrizes curriculares para a Educação Infantil de Vitória.
A professora Juliana destacou que o Sistema Solar é um tema que transita no imaginário das crianças. Nesse sentido, o trabalho flui potencializando as enunciações infantis, estimulando a oralidade, a criatividade, ampliando o repertório de conhecimento de mundo, o senso de pertencimento e a necessidade de preservação do meio em que vivemos, além de promover a socialização.
"Como professora, entendo que, algumas vezes, abstrata é a ideia que temos acerca da criatividade e senso investigativo de nossas crianças. Pra eles, o céu é o limite. Por mais complexo que seja o assunto, partindo do interesse do grupo, nossa preocupação deve ser colocá-lo em uma linguagem apropriada e acessível, pois nossos pequenos darão conta de garantir o sucesso da produção", destacou a educadora.