Publicada em 14/07/2023, às 19h25

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Marcus Monteiro

Escola São Vicente de Paulo comemora 110 anos, pensando no futuro


Gabriel Werneck
Aniversário de 110 anos da Emef São Vicente de Paulo
Aniversário de 110 anos da Emef São Vicente de Paulo. (ampliar)

Festa com circo, teatro, música, parabéns e, claro, bolo! A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo, que fica no Centro de Vitória, comemorou nesta sexta-feira (14) os seus 110 anos de existência.

A programação, nos turnos matutino e vespertino, possibilitando todos os 555 estudantes matriculados na unidades de ensino a participarem das comemorações, teve apresentação de Coral em Libras; Coral dos 2º e 3º anos; Quarteto SVP; cortejo dos estudantes, apresentações musicais, de dança, de balé e teatro com o Grupo Árvore.

A escola estava toda colorida, com diversos trabalhos artísticos dos estudantes compondo painéis e uma imensa maquete de bolo, com diversos desejos, frases e recados dos estudantes. "A escola São Vicente é alegria, é um lugar de muita gente, de amor, de paz e harmonia", escreveu Ana Tereza, do 8º ano A.

Ao longo do primeiro semestre, vários profissionais da escola, dentro de suas disciplinas, desenvolveram atividades e projetos relacionados a esse marco histórico comemorado pela escola, engajando as turmas em produções diversas. "A gente fez os painéis, o bolo. Foi legal, gratificante saber que a gente faz parte da escola", contou Maryanna Nobre, do 7° ano C.

"Ajudei nos painéis, foi muito interessante saber que eu participei. Eu não sabia que a escola não era aqui, que era muito pequena a outra sede e não cabia nem 100 pessoas Descobri que foi a primeira escola de Vitória. Queremos mudar logo pra escola nova!", disse Igor Silva, da mesma turma.

Gabriel Werneck
Aniversário de 110 anos da Emef São Vicente de Paulo
Aniversário de 110 anos da Emef São Vicente de Paulo. (ampliar)

Passado, presente e futuro

Professora de Língua Portuguesa, Mariluci Vasconcelos Gonçalves chegou à unidade de ensino em 2004 e ficou até 2011. Depois, acabou retornando em 2020. A educadora contou como foi planejada a celebração de aniversário e destacou também a ansiedade para a inauguração da nova sede, que está em construção, no bairro Do Moscoso.

"No planejamento de 2023, combinamos que faríamos essa comemoração. Dentro dos seus conteúdos, cada professor uniu as questões pedagógicas com o aniversário da escola. Temos, por exemplo, um trabalho de infográfico, com as mudanças percebidas pelos estudantes desde 1913 até hoje, como nos meios de transporte. É muito gratificante poder fazer parte dessa história, da evolução da escola. A expectativa para a nova escola é muito grande, que as salas de aula tenham mais recursos e possibilitem desenvolver trabalhos multimídia", detalhou.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a secretária de Educação, Juliana Rohsner, estiveram na unidade de ensino, participando das comemorações.

"Estamos comemorando o aniversário de 110 anos do nosso querido São Vicente de Paulo, comemorando todos os profissionais que todos os dias estão aqui com vocês e que fazem essa escola. Ao mesmo tempo, comemoramos a obra do novo São Vicente. Vai ter quadra, ar condicionado, auditório, tudo para atender vocês com todo carinho e com a infraestrutura que vocês merecem. Parabéns!", celebrou o prefeito.

"A nova escola está quase pronta, que é o sonho de vocês, o sonho das famílias do Centro de Vitória! Enquanto a construção não termina, seguimos aqui, trabalhando para garantir o direito à aprendizagem de todas e todos vocês. Queria agradecer aos profissionais, professores e parabenizar todos vocês que hoje fazem a Emef São Vicente de Paulo", disse a secretária Juliana.

Bailarino, professor de dança e ex-estudante da escola, Renato Santos fez uma apresentação de dança em comemoração aos 110 anos da unidade de ensino. "É uma das escolas mais antigas do Espírito Santo. Eu estudei nessa escola há 50 anos. Foi a primeira escola que me formou, que me deu a base para eu ter um caminho nos estudos, na área acadêmica, até o doutorado em Educação.

A nova sede

Após 16 anos de promessas e sem obras, as comunidades do Centro de Vitória, Parque Moscoso, Santa Clara e bairro do Moscoso estão acompanhando o desenvolvimento diário das obras da nova sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo .

O prefeito Lorenzo Pazolini visitou, na última quinta-feira (13) as obras da nova sede, que está em construção na rua Loren Reno, no bairro Moscoso, no terreno onde anteriormente funcionava o Colégio Americano Batista. A conclusão das obras será no final do ano de 2023, com investimento de R$ 17.490.000.

A Emef atenderá um total de 750 estudantes, divididos em dois turnos: matutino e vespertino, o que significa um aumento de 36% na capacidade de matrícula da unidade de ensino. Atualmente, são 555 estudantes matriculados.

Gabriel Werneck
Aniversário de 110 anos da Emef São Vicente de Paulo
Aniversário de 110 anos da Emef São Vicente de Paulo. (ampliar)

Nova sede

A nova sede terá três pavimentos e as 17 salas de aula são distribuídas por classes de ciclo anuais, como do 1º ao 5° ano, e salas de disciplinas específicas: Inglês, Matemática, História, Português e Geografia, além de Artes, Ciências e de uso integral, por onde os estudantes se deslocarão durante o período de aulas.

Os pátios coberto e descoberto do pavimento térreo atenderão às turmas do 1º ao 5º ano, cujas salas ficarão neste andar, enquanto os pátios coberto e descoberto dos pavimentos superiores atenderão os estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano), proporcionando recreação separada para as diferentes faixas etárias.

O segundo pavimento terá as salas de aula específicas para determinadas disciplinas, sala de recursos multifuncionais, sala multiuso/vídeo, biblioteca, sala de Informática, pátio coberto, área de serviço, sala de coordenação, depósito de material didático, sala dos professores, sala de planejamento e banheiros.

O terceiro pavimento contemplará também pátios coberto e descoberto, 3 salas de aulas, sala de educação física, quadra poliesportiva com arquibancada e vestiários para estudantes, bem como o acesso para a quadra já existente, que será reformada.

O auditório, também localizado no 3º pavimento, com capacidade para 161 pessoas, terá palco com rampa de acesso, além de banheiros acessíveis, camarins e depósito.

Com a adição da quadra existente, a escola terá duas quadras esportivas, aumentando o atendimento escolar neste quesito, podendo mais turmas realizarem atividades esportivas simultaneamente.

O estacionamento contará com 20 vagas de veículos, sendo 01 reservada para pessoas com mobilidade reduzida, 07 vagas para motos, 01 vaga para carga e descarga e 16 vagas para bicicletas.

Para a construção da nova Emef foram demolidos os edifícios Alberto Stange, A. J. Terry e Alice Reno, a quadra esportiva e apoio/vestiários e duas casas, localizados na rua Loren Reno, 17.

São Vicente de Paulo

O Ginásio São Vicente de Paulo foi fundado em 1913 pelos irmãos Aristóbulo, Kosciuszko e Miguel Barbosa Leão. A Escola São Vicente de Paulo foi a primeira escola particular instalada na capital capixaba.

Em 26 de julho de 1971, todo acervo do estabelecimento de ensino, correspondência e objetos pessoais foram doados pelo professor Aristóbulo Barbosa Leão à Prefeitura de Vitória, tornando-se Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo.

A escola ocupou por 93 anos a casa do governador Muniz Freire e foi transferida para o antigo Colégio do Carmo, onde se encontra até a presente data.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)