Publicada em 15/12/2010, às 15h20 | Atualizada em 15/12/2010, às 15h51

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui

Exposição traz releituras de Tarsila do Amaral no Cmei Denizart Santos


Filipe de Paula
Coleção de quadros produzidos por alunos do Cmei Denizart Santos no projeto de releitura da obra de Tarsila do Amaral
As obras, confeccionadas em acrílico sobre tela por alunos do grupo 6 e do 1º ano de ensino fundamental, estão expostas ao público das 7h às 17h

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dr. Denizart Santos, no Centro, está de portas abertas para a arte. Até esta sexta-feira (17), a unidade de ensino realiza a exposição "Diálogos com Tarsila do Amaral", com trabalhos de releitura de uma das maiores artistas do modernismo brasileiro.

As obras, confeccionadas em acrílico sobre tela por alunos do grupo 6 e do 1º ano de ensino fundamental (5 e 6 anos de idade), estão expostas ao público, diariamente, das 7 às 17h. Entre as reproduções, destaque para os clássicos "A Negra" e "Abaporu".

A exposição integra o projeto "Tarsila do Amaral", desenvolvido junto a todas as crianças do Cmei pelos professores dinamizadores Eucymara Guimarães do Amaral (Artes), Alexandre Freitas Marchiori e Giovana Barbosa da Silva, ambos de Educação Física.

A professora Eucymara explica que, no início do ano, os alunos foram apresentados à história da artista, desde sua infância até a fase adulta. "A partir daí, levamos os alunos a retratar aspectos da vida de Tarsila e de seus personagens por meio da dança, da capoeira, do teatro e das artes plásticas, promovendo a interlocução entre essas áreas", diz.

"As crianças nos surpreenderam muito durante o ano. A entrega e a maturidade que eles demonstraram durante as pinturas, ensaios e apresentações culturais revelam toda sua capacidade, potencial e talento", afirma.

A artista

Tarsila do Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886, no município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha do fazendeiro José Estanislau do Amaral, passou a infância nas fazendas de seu pai. Estudou em São Paulo e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, 'Sagrado Coração de Jesus', em 1904.

Em 1924, em meio à uma viagem de "redescoberta do Brasil" com os modernistas brasileiros, Tarsila iniciou sua fase artística "Pau-Brasil", dotada de cores e temas acentuadamente tropicais e brasileiros, onde surgem os "bichos nacionais"(mencionados em poema por Carlos Drummond de Andrade), a exuberância da fauna e da flora brasileira, as máquinas, trilhos, símbolos da modernidade urbana.

Casou-se com Oswald de Andrade, em 1926 e, no mesmo ano, realizou sua primeira exposição individual, em Paris. Em 1928, Tarsila pinta o "Abaporu", cujo nome de origem indígena significa "homem que come carne humana", obra que originou o Movimento Antropofágico e, atualmente, é a tela brasileira mais valorizada do mundo, avaliada em 1,5 milhões de dólares.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)