Publicada em 14/12/2009, às 19h26 | Atualizada em 14/12/2009, às 19h29
Por Danielly Campos, com edição de Deyvison Longui
Idosos e ambulantes antigos nas praias vão receber permissão de trabalho

Ambulantes idosos com mais de 60 anos de idade ou que trabalham nas praias há mais de 10 anos e não foram sorteados vão receber permissão para atuar nas cinco praias de Vitória.
A pedido do prefeito João Coser, a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) vai incluir esses vendedores no processo de qualificação que já está sendo feito aos 114 que foram sorteados na última quinta-feira, dia 10.
Quem se enquadrar em uma das duas categorias vai ter até esta quarta-feira (16) para procurar o protocolo do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na rua Vitório Nunes da Motta, Enseada do Suá, das 9 às 17 horas, para informar a situação.
Os idosos devem comprovar a idade com a apresentação de documentos, fazer um recurso que deve mencionar o produto vendido e em qual praia exerce a atividade.
Já quem trabalha em praia há mais de 10 anos poderá trazer duas testemunhas e carteira de identificação de ambulante emitida por outras administrações. Todos os recursos protocolados no Ciac, desde o último dia 11, serão avaliados até a próxima sexta-feira (18), segundo o subsecretário de Controles Urbanos, André Varão.
"Vamos analisar os pedidos. As informações serão checadas pela prefeitura e pelos cadastros que temos internamente", disse. As empresas de picolé que quiserem comercializar os produtos na praia terão até esta sexta-feira (18)) para pedir a licença na Sedec.
O vendedor de chup-chup Geraldo Francisco Moreira, 51 anos, que trabalha na Ilha do Boi há mais de 20 anos, será contemplado. Como ele mesmo fabrica o sorvete, a Vigilância Sanitária irá à residência dele para acompanhar o processo e normatizar regras para a produção do produto.