Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Núcleo de Integração para Pessoa Idosa orienta sobre dengue, zika e chikungunya

Publicada em

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semas
Nisip de Santo Antônio ação contra Dengue Zica e Chikungunya
Idosos receberam orientações sobre combate ao mosquito Aedes aegypti no Nispi de Santo Antônio

Com o objetivo de conscientizar a comunidade da melhor idade de Santo Antônio sobre o combate a dengue, zika e chikungunya, o Núcleo de Integração Social para a Pessoa Idosa (Nispi) realizou uma roda de conversa na manhã desta terça-feira (3).

A proposta foi mobilizar os idosos para a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti dentro de suas residências. A equipe de educação em saúde ambiental também participou da ação.

Estudos realizados a partir das visitas dos agentes de combate às endemias apontam que 80% dos focos do mosquito estão dentro dos imóveis: vasos de plantas, frascos ou vasos ornamentais com água, caixa d’água destampada, ralos, tanques, calhas e lajes, pneus, garrafas, copos e latas descartados de forma irregular no lixo.

Prevenção

"Nós temos registrado um número muito alto de casos de dengue, zika e chikungunya no município, aliado a um alto índice de infestação. Como os idosos são considerados um grupo de risco para essas doenças, decidimos fazer essa roda de conversa com eles para explicar as formas de prevenção e sanar algumas dúvidas. Nosso objetivo é orientar para a prevenção da proliferação de mosquitos nas residências desses idosos, até porque a melhor forma de combater é não dar oportunidade para o mosquito nascer", disse a agente de combate a endemias Oneida Bravim.

Educativo

"Como sabemos que a região de São Pedro e Santo Antônio tem registrado um número elevado de casos de dengue, zica e chikungunya, procuramos a equipe de educação em saúde ambiental para realizar essa ação com um caráter educativo e informativo, através de medidas para evitar a proliferação de mosquitos. Nosso público está mais vulnerável e suscetível a ter as doenças. Por isso, todo cuidado é pouco", afirmou a coordenadora do Núcleo de Integração Social para Pessoa Idosa de Santo Antônio, Jizelly Sacht.