Publicada em 02/10/2012, às 16h00 | Atualizada em 02/10/2012, às 16h35
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Peça baseada em conto bíblico no palco do Teatro José Carlos Oliveira

A história de Moisés e o êxodo do povo de Israel pelo deserto é bem conhecida. A narrativa bíblica, aceita como verdade ou não, faz parte de nossa cultura. Não é um dado novo, portanto, a circunstância da ação do espetáculo "A Terra Prometida" (ES), de Samir Yasbek.
A peça será encenada no Teatro José Carlos Oliveira no dia 15 de outubro (segunda-feira), às 19 horas, dentro da programação do VIII Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fentev), que traz 32 espetáculos profissionais entre os dias 13 e 21 de outubro.
A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, a partir das 13 horas.
É impossível ignorar que "A Terra Prometida", tendo se baseado no antigo testamento, tem implicações religiosas. Ao colocar a discussão entre Moisés e seu sobrinho sobre a possível terra prometida ao povo de Deus, coloca também em discussão, ao menos potencialmente, as bases da cultura judaico-cristã que nos engendra.
Também não é possível negar que possa haver um viés político. Afinal, a peça fala de um povo que partiu caminhando em fuga da escravidão, com desejo de autonomia e de liberdade, e com a pretensão de estabelecer o próprio território – questão que ainda hoje é complexa. E fala desse povo através de dois líderes que decidem quanto ao destino dessa gente e quanto ao que deve nortear seus passos.
Mas, acima de tudo, há o conflito de dois homens, que, entre suas convicções e seus afetos, precisam fazer escolhas.
Sinopse
Em cena, o confronto entre Moisés e seu sobrinho, Itamar. Este, após anos de peregrinação e, principalmente, depois da morte de seu pai, Aarão, não crê mais no Deus de Israel ou na terra prometida. Procurando o tio para comunicar a decisão de se separar do povo, Itamar ainda busca em Moisés o líder e sua fé, mas não pode deixar de considerar também as próprias convicções. É, sobretudo, uma história humana.
Ficha técnica
Texto: Samir Yasbek
Direção: Fernando Marques
Assistência de direção: Lorena Lima
Elenco: Ednardo Pinheiro, José Augusto Loureiro
Concepção de figurino, adereço e cenário: Attílio Colnago
Confecção de figurino: Hellen Cristiny
Concepção de iluminação: Carla Van Den Bergen
Operador de luz: Daniel Boone
Designer gráfico: Fernando Marques
Direção de produção: Morgana Guss Pedroni
Assistência de produção: Thiago Scarpat Mozer
SERVIÇO
VIII Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fentev)
Peça: A Terra Prometida / ES
Quando: 15 de outubro (segunda-feira), às 19 horas
Onde: Teatro José Carlos Oliveira. Centro Cultural Carmélia Maria de Souza. Alameda Novo Império, bairro Mário Cypreste.
Duração: 1 hora
Classificação: 14 anos
Mais informações: (27) 3132-2067
Ingressos: retirada a partir das 13 horas na bilheteria do teatro.
Entrada gratuita.