Prefeitura de Vitória

Voltar
MenuMenu

Publicada em 13/10/2021, às 19h09

Por Brunella França (blfranca@vitoria.es.gov.br)

Com edição de Andreza Lopes

Prefeito visita Cmei Menino Jesus, que será de tempo integral em 2022


Jansen Lube/PMV

Prefeito realiza Visita a CMEI Jesus Menino no Centro de Vitória

Na sala de aula, garrafas pet vão tomando forma, com a orientação das professoras. Com muita criatividade, o que seria jogado fora, vira brinquedo! No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Menino Jesus, no Centro de Vitória, hoje foi dia de programação especial, com oficinas, música e brincadeira.

As obras do artista Ivan Cruz, que se dedica a retratar em telas as diversas brincadeiras antigas de criança, serviu de inspiração para atividades no Cmei. Nas turmas dos grupos 4 e 5, as crianças fabricaram seus próprios cavalinhos. Enquanto isso, no pátio, teve oficina de musicalização com instrumentos feitos também de garrafas pet e outros materiais, como tampinha de garrafa.

Quem esteve na unidade de ensino acompanhando a programação e conhecendo a escola que, no próximo ano, se tornará de tempo integral, foi o prefeito Lorenzo Pazolini, acompanhado da secretária de Educação, Juliana Rohsner.

“Pudemos vivenciar a estrutura da escola, com todo o regramento sanitário, as mesas já com acrílico, e o ensino sendo garantido às crianças. Um ensino de qualidade, que faz a diferença na vida das famílias e na vida dessas crianças. Fico muito satisfeito com essa visita no Cmei Menino Jesus, é uma unidade referência para o Centro e para a nossa cidade. Tenho certeza que os profissionais têm muito carinho, zelo e dedicação, pois é um Cmei muito bem cuidado, que mostra a qualidade da Educação de Vitória”, destacou ele.

A partir de 2022, as turmas dos grupos 2 e 3 serão de tempo integral. Para as demais, ainda haverá o ensino regular, com turmas do matutino e vespertino.

Aprender brincando

A diretora do Cmei, Fernanda Moraes, ressaltou que as brincadeiras e atividades pensadas para celebrar o Dia da Criança compõem um repertório de atividades pedagógicas, que trabalham conceitos diversos com os pequenos.

“As crianças adoram essas atividades. E são formas diferentes que temos de trabalhar, por exemplo, a consciência ambiental, mostrando a possibilidade de brincar de jeitos diferentes, que é possível fazer um brinquedo em casa, com um material que talvez fosse descartado no lixo. E a oficina de musicalização, é algo que as crianças participam muito e se divertem aprendendo enquanto trabalham a coordenação motora, por exemplo”, pontuou a diretora.

Espaço para a imaginação

Outra unidade de ensino que preparou uma programação especial para os estudantes foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Roberto Vieira Gomes, em São Benedito.

Por lá, a garotada foi convidada a soltar a imaginação em oficinas de miçanga e origami. Teve também sessão de cinema em sala de aula e teatro de fantoche.

“Sabemos que a aprendizagem se dá de várias formas. A intenção com essas atividades é trabalhar um conteúdo contextualizado, principalmente na área da matemática, quando trabalhamos as questões de espaço e tempo. Nas outras áreas, o convite à imaginação, à criação e à recreação é feito a partir do cinema e outros recursos, como fantoches e as dobraduras”, ressaltou a diretora Sirlei Conceição Cetano Conopca.

Como lembrancinha pela data, a equipe de profissionais confeccionou um lápis decorado com catavento para cada um dos 187 estudantes matriculados na unidade de ensino.


  • Educação de qualidade

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 18h

Versão clássica