Publicada em 02/03/2023, às 15h50 | Atualizada em 02/03/2023, às 16h22
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Prefeitura entrega uniforme escolar mais inclusivo para estudantes da rede


O modelo do uniforme da rede municipal de Vitória mudou, está mais inclusivo. A partir de relatos de familiares, a gola das camisas foi trocada, bem como o tecido do acabamento, pois o anterior causava desconforto e irritação em crianças e estudantes com transtorno do espectro autista.
Os kits já com as camisas novas começaram a ser entregues na manhã desta quinta-feira (2), na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Anacleta Schneider Lucas, localizada na Fonte Grande. O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, esteve presente na unidade de ensino ao lado da secretária de Educação, Juliana Rohsner.
Em sua fala, o prefeito lembrou que iniciou a gestão da cidade no auge da pandemia. E naquele momento a prioridade era vacinar as pessoas. Pazolini destacou que Vitória foi a cidade do Brasil que mais vacinou no menor tempo, permitindo a retomada das atividades econômicas, mas, principalmente, da educação.
"Vocês se lembram, pais, mães, responsáveis, naquele mesmo ano, Vitória foi a única cidade que retomou o funcionamento das escolas sem revezamento. Ano passado, avançamos ainda mais, trouxemos tecnologia, tablets, computadores e notebooks para a rede de ensino. Aqui na Emef TI Anacleta, vocês ficaram dez anos aguardando uma intervenção, aguardando melhorias que são legítimas, relatando dificuldades estruturais. Daqui a pouquinho, teremos todas as salas climatizadas, a nova rede elétrica instalada com segurança, sem risco, para que os nossos estudantes tenham conforto térmico e dignidade. A entrega dos novos uniformes é simbólica, tivemos a dedicação e o carinho de alterar o modelo, para que todos sejam acolhidos. Essa é a cidade que nós estamos construindo juntos, coletivamente", afirmou Pazolini.
Os novos uniformes estão sendo distribuídos pela Secretaria de Educação de Vitória para as 103 unidades de ensino entre os dias 2 e 10 de março. Cada escola faz sua organização própria para entrega às crianças e estudantes. Ao todo, foram compradas 268.348 peças, entre camisas com e sem manga, bermudas masculina e feminina, saia-short para a Educação Infantil, saia semi longa, e jaqueta para as crianças. O investimento é de R$ 5.018.011,50.

Diálogo e inclusão
"Nós ouvimos muito das famílias, sobretudo das mães, que o modelo anterior, com a gola em V, provocava incômodo e irritação em muitas crianças e estudantes que são nosso público da Educação Especial. Isso nos motivou a rever o modelo de gola e de acabamento, porque o uniforme é o mesmo para todo mundo. Chegamos então a essa nova proposta, que começamos a entregar hoje, mais inclusiva, porque essa é a educação pública que nós acreditamos, para todos. O uniforme ajuda na segurança e identificação de nossas crianças e estudantes e além disso traz igualdade para todos os nossos estudantes", destacou a secretária.
Ela ressaltou a importância de as famílias cuidarem do uniforme escolar, fazerem uso dele e explicou que o modelo antigo, distribuído até o ano passado, poderá continuar a ser usado por quem ainda tem. A gestora também falou sobre a frequência dos estudantes na escola, alertando que um único dia de falta quebra o ritmo de aprendizagem, prejudicando o rendimento escolar.
"Nós acreditamos que todas as nossas crianças e estudantes são capazes de aprender e temos investido muito nisso, em entregas que estão sendo feitas em todas as regiões da cidade, sob a liderança do prefeito Lorenzo Pazolini, a quem eu agradeço", completou Juliana Rohsner.
A rede de Vitória tem hoje 41.930 crianças e estudantes matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para cada um, são entregues dois conjuntos completos de uniforme, contendo uma camisa com manga e uma regata, além de bermuda ou ainda short-saia para Educação Infantil.
No Ensino Fundamental, para as meninas há opção de saia, que pode ser pedida em vez das bermudas. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o uniforme fornecido é composto de duas camisas, uma com e outra sem manga.