Publicada em 02/02/2010, às 18h20 | Atualizada em 02/02/2010, às 18h21
Por José Carlos Mattedi, com edição de Deyvison Longui
Rei Momo, Rainha e Princesas vão ganhar trajes especiais para o carnaval

A realeza do carnaval 2010 de Vitória ganhou uma nova concepção nas fantasias. O público que for ao Sambão do Povo, na sexta-feira (05) e no sábado (06), vai poder presenciar um Rei Momo, uma rainha e suas princesas em roupas e ornamentos que não são apenas belos e luxuosos, mas, também, conferir trajes que passaram por uma pesquisa extensa e minuciosa.
Coordenada pela designer Ângela Mendes, as fantasias da corte momesca nasceram tendo como referência o brasão da Prefeitura de Vitória. A partir desse símbolo municipal foi feito o briefing da coleção, que tem como proposta três itens: tradição, símbolo e ritmo. "Elaborar uma coleção sem pesquisa equivale a fazer uma construção sem projetos. Se existe um conhecimento sistematizado, não podemos deixar de utilizá-lo", afirma a designer.
Segundo ela, a pesquisa analisou o significado de cada elemento do brasão para transpô-lo, de forma estilizada, para as fantasias. Suas cores e formas aparecem nas roupas e ornamentos da família real. "A beleza como obra do acaso ficou no passado. Cada detalhe está sendo pensado para que o resultado seja impecável", pontua Ângela.
O rigor da pesquisa para vestir a família real momesca é inédito no Espírito Santo. Até então, esse tipo de trabalho não recebia o suporte conceitual que ganhou neste carnaval, resultado da proposta da Secretaria de Cultura Vitória de qualificar o evento.
"O carnaval de Vitória cresce em ritmo acelerado, as escolas de samba estão a cada ano se profissionalizando mais e superando as expectativas. O resultado disso é que aumentam as exigências do público e não há espaço para improvisações. A família real abre os desfiles. É a primeira imagem que se terá do carnaval capixaba, então ela deve representar,de forma mais primorosa possível, o município", diz o secretário de Cultura, Alcione Pinheiro.
No carnaval de 2010, quando o prefeito João Coser entregar a chave da cidade ao Rei Momo e a folia começar, as emoções serão reforçadas pela imagem de uma nova roupagem da família real, que vai primar pelo luxo, pela beleza e por um novo conceito de vestir a realeza carnavalesca.