Servidores municipais participam de formação de diversidade de gênero
Publicada em | Atualizada em
Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi
Carlos Antolini
Servidores participaram da primeira aula do curso Formação de Gênero e Diversidade Sexual – Vitória no Enfrentamento à Homofobia, na Escola de Governo
Carlos Antolini
Silvana Gallina abordou conceitos de diversidade, violência de gênero e preconceito com os homossexuais no encontro
Direitos Humanos e respeito à diversidade. Essas foram as principais temáticas apresentadas na primeira aula do curso "Formação de Gênero e Diversidade Sexual – Vitória no Enfrentamento à Homofobia", na Escola de Governo (EGV), na manhã desta terça (5).
O objetivo do encontro foi promover reflexões com os servidores das secretarias municipais de Assistência Social (Semas), Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) e Habitação (Sehab) sobre questões de gênero e diversidade no âmbito de atendimento ao munícipe e relações interpessoais no processo de trabalho.
A assistente social da Semas e especialista em Gerontologia Social Silvana Gallina destacou a importância do evento. "Discutimos políticas de Direitos Humanos nessa transversalidade, desde os conceitos de diversidade, violência de gênero e preconceito com os homossexuais até os movimentos de rede de proteção para a população Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) nos dias atuais".
Participantes
Os participantes falaram sobre as suas motivações para participar do curso, que vai até o dia 25 de maio. A assistente social da Sehab Melissa Brandão explicou que busca se atualizar diante do seu filho. "Meu filho de oito anos não sabe conviver muito bem quando vê duas crianças com dois pais ou duas pessoas do mesmo sexo se beijando. Quero saber a melhor forma de educá-lo para esta sociedade. Quero sensibilizar também meu marido".
Psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Maruípe, Joyce Maia busca melhor qualificação para se expressar no trabalho. "Às vezes, temos que realizar um atendimento e não sabemos a palavra correta em nossas ações. Precisamos nos modernizar".
Programação
Formação de Gênero e Diversidade Sexual – Vitória no Enfrentamento à Homofobia
7 de maio: Introdução aos Direitos Humanos – Facilitador: Bruno Prates Costa Oliveira (especialista em Educação Inclusiva e Diversidade - ISECUB)
11, 13 e 15 de maio: Equidade de Gênero – Mariana Bernardes (graduada em Ciências Contábeis - Favi)
19, 21 e 25 de maio: Diversidade Sexual e Prevenção da Homofobia – Mariana Lems Moreira (especialista em Educação Ambiental)