Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Agência de Treinamento Municipal abre vagas em vários cursos de qualificação

Publicada em | Atualizada em

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Aula Inaugural do Curso de Elétrica Básica para Flanelinhas
Trabalhadores podem fazer cursos de qualificação na Agência de Treinamento Municipal

Quem busca uma oportunidade para se qualificar e ter melhores chances no mercado de trabalho já pode se inscrever em uma das 281 vagas oferecidas pela Agência de Treinamento Municipal (ATM), no Sambão do Povo (bloco A), em Mário Cypreste, onde serão oferecidos os cursos.

São cursos de formação e aperfeiçoamento profissional de auxiliar administrativo (vagas encerradas), costureiro, depilador,  Excel básico, operador de computador, eletricista predial e modelista, oferecidos em parceria com o Senai-Findes, dentro do Programa Gratuidade, que não oferece auxílio-transporte e lanche para os alunos. A previsão é de que as aulas, que são gratuitas, tenham início no dia 4 de maio.

As inscrições serão feitas enquanto houver vagas. Os interessados devem procurar a Agência Municipal do Trabalhador (Sine de Vitória), na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O telefone para informações é o 3132-5313.

Vagas para pessoas com deficiência

Já as pessoas com deficiência que buscam qualificação devem se dirigir ao Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), situado à avenida Professor Duarte Rabelo, nº 70, em Segurança do Lar, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O telefone é 3327-8850. 

Os documentos necessários são: RG, CPF e comprovantes de escolarização e residência atual. Os custos de transporte e alimentação são de responsabilidade dos alunos.

Cursos

Elizabeth Nader
Curso de modelista
Cursos de modelista e costureiro estão com vagas abertas

O curso de auxiliar administrativo, cujas 20 vagas já foram preenchidas, terá carga horária de 160 horas, das 18 às 22 horas. O de costureiro em moda praia e fitness (ginástica) conta com 60 vagas e também terá 160 horas, com três horários: das 8 às 12 horas, das 13 às 17 horas e das 18 às 22 horas.

O de eletricista predial abriu 40 vagas e terá 200 horas, com dois horários: das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. Já o curso de Excel básico e avançado oferta 45 vagas e tem 80 horas, com três horários: das 8 às 12 horas, das 13 às 17 e das 18 às 22 horas. Por fim, o de modelista tem 210 horas e oferece 60 vagas, com aulas das 8 às 12 horas, das 13 às 17 ou das 18 às 22 horas.

Também há 16 vagas para depilador, cujo curso terá 160 horas, com aulas das 13 às 17 horas, e 40 vagas para operador de computador, com aulas das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Os cursos são oferecidos em parceria com o Senac.

Para todos os cursos, o candidato deve ter, no mínimo, 16 anos de idade e ter concluído a 4ª série do ensino fundamental (5º ano). Detalhes sobre os cursos aqui.

Critérios

Segundo o subsecretário de Apoio ao Trabalhador, Michel Rossi Moscon, os cursos são oferecidos de acordo com a demanda apontada pelo mercado. Ele disse ainda que essas são as primeiras oportunidades oferecidas neste ano e que, gradativamente, outros cursos serão ofertados. 

"Os cursos oferecidos em Vitória têm boa carga horária e são formatados a partir de articulação dos parceiros e da Prefeitura. Possuem ótima aceitação e são demandados por um mercado cada vez mais concorrido e que busca talentos bem formados e dedicados", avaliou o gestor, prevendo que as vagas serão rapidamente preenchidas.