Publicada em 08/05/2015, às 17h09

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM

Alunos com altas habilidades visitam vagão e maquete de ferroria em museu


Divulgação Seme
Visita alunos altas habilidades Museu Vale
Alunos com indicativos de altas habilidades visitaram o Museu Vale nesta sexta (8)
Divulgação Seme
Visita alunos altas habilidades Museu Vale
Alunos ficaram impressionados com a Maria Fumaça: muitos não conheciam sequer um trem

O Museu Vale, que mantém viva a memória da construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), recebeu, na manhã desta sexta-feira (8), 24 alunos com indicativos de altas habilidades das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Suzete Cuendet, Maria Madalena Oliveira Domingues e Castelo Branco.

Durante a visita, professores e alunos conferiram a palestra de abertura sobre a Estação Ferroviária Pedro Nolasco, exploraram o acervo do museu e assistiram a um documentário sobre a Vale, a Estrada de Ferro Vitória a Minas e os municípios capixabas e mineiros que a via férrea interliga. Mas foram a Maria Fumaça e a maquete interativa da ferrovia que mais empolgaram os alunos.

Com 34 m² de área, a maquete é considerada a maior do Brasil em termos de protótipo projetado para representar uma ferrovia específica. Ela apresenta elementos ligados à estrada de ferro, tais como mina, porto e instalações industriais ao longo da via férrea. Sobre 101 metros lineares de trilhos, correm carros de passageiros e vagões de cargas diversas.

Oficina

Houve ainda a participação dos alunos e das professoras em uma oficina de arte, realizada no ateliê do museu, a fim de desenvolver a criatividade, o senso estético, possibilitar a construção de identidade e ampliação da visão do mundo dos alunos, considerando as riquezas de nossa região.

"A visita ao Museu Vale objetivou garantir a proposta de enriquecimento curricular, que visa à exploração inicial de conteúdos e vivências para posterior aprofundamento das temáticas desenvolvidas de forma interdisciplinar e contextualizada", contou a coordenadora de Formação e Acompanhamento da Educação Especial (CFAEE) da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Ana Lúcia Sodré.

Divulgação Seme
Visita alunos altas habilidades Museu Vale
Maquete interativa da Estrada de Ferro Vitória a Minas também despertou a atenção dos estudantes
Divulgação Seme
Visita alunos altas habilidades Museu Vale
Alunos participaram de uma oficina de arte durante a visita ao museu

Impressões

Ao final da visita, os alunos se mostraram empolgados e impressionados com o que viram e vivenciaram. "Achei muito legal entrar no trem e no vagão, porque nunca tinha entrado em um trem", contou Breno Ponticelli, aluno do 4º ano da Emef Suzete Cuendet.

"Eu gostei demais da maquete e dos trens. Enquanto subia as escadas, vi também as peças antigas do trem. Muito interessante observar como tudo foi construído e como as coisas evoluem", reparou Larissa Foerster, que é aluna do 5ºano da Emef Maria Madalena Oliveira Domingues.

"Eu não sabia o que era a Vale, quem foi Pedro Nolasco, nem que o trem faz transporte de gente e de minério. Eu gostei de aprender sobre isso", contou Ana Luiza Souza, aluna do 6º ano da Emef Suzete Cuendet.

Professoras

As professoras especializadas em altas habilidades Verônica Devens, Tereza Varejão e Jully Almeida, juntamente com as assessoras da CFAEE Carla Intra e Maria Amélia Barcellos, acompanharam os alunos.

Educação Especial

A Política Nacional de Educação Especial do MEC (2008) e as Diretrizes Operacionais para o Atendimento nas Altas Habilidades/Superdotação do município de Vitória ofertam orientações básicas sobre o processo de identificação, mediação e avaliação pedagógicas dos estudantes, "sendo considerados alunos com altas habilidades/superdotação os que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse".

Divulgação Seme
Visita alunos altas habilidades Museu Vale
Divulgação Seme
Visita alunos altas habilidades Museu Vale
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)