Alunos de Cmei fazem desfile em homenagem a Zumbi e Dandara
Publicada em
Por Carmem Tristão, com edição de Deyvison Longui
Com a colaboração de Janaína Zambelli
Foto Divulgação
A ação integra as ações pelos 10 anos da lei 10.639/2003, que determina a inserção de conteúdos da cultura e da história africana na sala de aula.
Ao som de “Está chegando a hora (abre-alas)”, de Marcelo D2, os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Gilda Athayde Ramos, em São Pedro, iniciaram um animado desfile afro, com homenagens Zumbi dos Palmares e e sua esposa, Dandara, na tarde da última sexta-feira (6).
Caracterizados com vestimentas étnicas e turbantes, os meninos desfilaram personalizados como o líder e herói quilombola, e as meninas, como a guerreira negra.
A ação integra as comemorações pelos 10 anos da lei 10.639/2003, que determina a inserção de conteúdos da cultura e da história africana nas práticas curriculares e, como parte da programação, os presentes puderam conferir a apresentação do Grupo de Capoeira do Mestre Jamelão.
“Nossa proposta é ensinar um pouco da cultura brasileira ao mostrar passos e canções de capoeira, além de tirá-las da ociosidade, oferecendo opções para utilizar o tempo livre com qualidade”, afirmou o professor Mestre Jamelão.
Os temas que envolvem a identidade cultural e valorização da herança indígena e africana foram trabalhados nas salas de aula ao longo de 2013 com o objetivo de promover a discussão e enfatizar a participação da etnia negra na construção social e cultural do povo brasileiro, de acordo com a lei nº 10.639/2003.
“Foi uma proposta de grande impacto. Percebi as crianças bastante empolgadas e posso afirmar que passaram a reconhecer as diferenças, a diversidade, com respeito e, além disso, passaram a se interessar pelas culturas de outros lugares”, explicou a idealizadora do desfile, a professora de artes Aline Meireles.