Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Atleta capixaba rumo ao título sul-americano de ginástica rítmica na Venezuela

Publicada em | Atualizada em

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


Elizabeth Nader
Mayra Luiza Tiago Siñeriz, ginásta
Diariamente, são cinco horas diretas de preparação, supervisionada pela treinadora e professora da Semesp, Gizela Batista

A capital capixaba vem se destacando nos últimos anos como um dos principais celeiros esportivos nacionais. Craques do vôlei de praia, futebol de areia e natação, entre outros, já ganharam o mundo depois de darem o primeiro passo no esporte em areias e piscinas de Vitória.

Uma expoente dessa nova geração de atletas é a ginasta Mayra Luiza Tiago Siñeriz, estudante da 6ª série da rede municipal de ensino.

Com apenas 12 anos de idade, a atleta já se sagrou bi-campeã brasileira de ginástica rítmica este ano, além de ter conquistado o 2º lugar no campeonato sul-americano infantil da modalidade, no ano passado.

E, na próxima semana, a estudante que também é campeã estadual, inicia uma nova jornada em busca do lugar mais alto do pódio. Ela embarca, neste domingo (04), para a Venezuela, onde vai disputar novamente o sul-americano de ginástica rítmica.

"Estou muito confiante, 100% focada na preparação e nos treinos. Vou para ganhar, e representar minha terra da melhor maneira", disse Mayra, pouco antes de iniciar mais uma jornada de treinos. Diariamente, são cinco horas diretas de preparação, supervisionada pela treinadora e professora da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), Gizela Batista.

Árbitra internacional e técnica da Seleção Capixaba de Ginástica Rítmica, Gizela não economiza elogios para sua pupila. Ela deposita muita confiança na carreira esportiva escolhida pela adolescente. "A Mayra, além de uma excelente técnica, possui um biotipo muito favorável para a modalidade. E é uma atleta incansável, pois, sempre após o treino que é bastante puxado, ela continua praticando os movimentos e posições por conta própria, até quando vai para casa", conta, orgulhosa.

Ao som do tango

Elizabeth Nader
Mayra Luiza Tiago Siñeriz, ginasta
Com apenas 12 anos de idade, a atleta já se sagrou bi-campeã brasileira de ginástica rítmica este ano

Durante os treinos e apresentações, a música é um dos fatores principais do esporte. Tem que estar em sinergia tanto com a atleta quanto com os movimentos técnicos escolhidos.

No caso da Mayra essa música é o Tango. Filha de pai argentino e mãe brasileira, ela escolheu o tradicional ritmo portenho para embalar seus movimentos, mesclando elegância e sutileza nas apresentações.

"A Mayra é o nosso futuro na ginástica rítmica. Empenhada e apaixonada pelo esporte, no futuro ela será uma das principais atletas do país", afirma a treinadora.

Se depender da torcida e do talento da jovem, na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, a pequena ginasta poderá figurar entre as principais atletas da competição. Que venha os jogos!