Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Bloco Véia é a mãe faz Carnaval digital para conectar idosos da capital

Publicada em

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades

Divulgação Semas
Camisetas customizadas pelos idosos para o Carnaval do Bloco Véia é a Mãe
Idosos estão customizando camisas e abadás para curtir a folia on-line do bloco "Véia é a mãe"

A marchinha já diz que "este ano não vai ser igual aquele que passou". O tradicional bloco, "Véia é a mãe", que reúne participantes dos Centros de Convivência da Terceira Idade (CCTI´s) de Vitória, foi atualizado com sucesso e virou um bloco de Carnaval digital. Dessa forma, os idosos vão estar conectados, curtindo a mesma folia, na "live" que será transmitida pelas redes sociais do serviço, no próximo dia 12, às 15 horas.

"Sem aglomeração, mas com muita animação! Quem estiver conectado pode colocar os adereços, o abadá com o nome do nosso bloco, tirar foto, publicar nas redes sociais e marcar nosso perfil (@idoso.vitoria). Assim, vamos nos divertir e continuar fortalecendo nossos vínculos", disse o pedagogo, Müller Costa da Trindade, do CCTI de Jardim da Penha.

A transmissão também vai contar a história do bloco "Véia é a Mãe". Os idosos, por sinal, já estão no clima da folia, já que toda sexta-feira, às 14 horas, tem "live" nas redes sociais do serviço no projeto "Esquenta de Carnaval com Marchinhas" que, apesar do nome, contempla todos os estilos e ritmos musicais.

E já tem vídeos produzidos pelas equipes dos CCTI´s para confecção de abadás e adereços, customização de camisas, bem como outros contando como surgiu o blocoe curiosidades sobre as marchinhas.

Convivência Interativa

A série "Convivência Interativa" é uma ação direcionada à população idosa, oferecendo atividades artísticas, culturais e de educação física orientadas por profissionais dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Vitória.

A iniciativa surgiu da necessidade de reformulação dos processos de trabalho no atendimento à pessoa idosa em decorrência da pandemia do coronavírus. O objetivo é promover a convivência on-line, a autonomia e a inclusão digital e estimular o idoso a operar com os recursos tecnológicos, oferecendo atividades motivadoras para os atendidos em situação de isolamento.