Bonecos da Guarda Municipal levam educação no trânsito a crianças nas escolas
Publicada em | Atualizada em
Por Célia Marques, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Fábio Andrade
Carlos Antolini
Os bonecos da Guarda Municipal têm como objetivo despertar nas crianças o compromisso e a responsabilidade com o trânsito
O Teatro de Bonecos da Guarda Civil Municipal marca presença na Semana Nacional de Trânsito com apresentações em duas escolas municipais. A programação teve início nesta terça-feira (18) e prossegue até o dia 25 de setembro com o tema "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida".
As peças têm como objetivo despertar nas crianças o compromisso e a responsabilidade com o trânsito. Através do lúdico, o Teatro de Bonecos passa a mensagem de trabalhar o trânsito mais humano e seguro.
Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano no Brasil vítimas da violência no trânsito, e dois dos principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade são a relação comportamento e segurança dos usuários e o excesso de velocidade dos motoristas.
"Quando a gente trabalha com educação infantil, vemos as mudanças acontecendo. As crianças veem nas peças questões do seu cotidiano. Levando a educação de trânsito para as salas de aula, aproximamos os alunos dos agentes e os levamos a refletir sobre o seu próprio comportamento no trânsito, e os pequenos acabam sendo retransmissores das informações adquiridas", ressalta a pedagoga da Guarda Civil Municipal, Fabrícia Freitas Passos.
Apresentações
Quinta e Sexta-feiras (20 e 21)
Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Leonor Pereira da Silva, às 8h30 e 10 horas, com a peça "Minha Amiga Faixa".