Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Cães serão vacinados de casa em casa nas regiões de São Pedro e Santo Antônio

Publicada em | Atualizada em

Por Paula M. Bourguignon, com edição de SEGOV/SUB-COM


Yuri Barichivich
Vacinação de animais contra a raiva

Com o objetivo de intensificar a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, acontecerá nesta semana um novo itinerário nas regiões de São Pedro e Santo Antônio, das 8 horas às 15h30. A campanha acontecerá até o dia 10 de outubro. Os munícipes que ainda não vacinaram seus cães e gatos contra a raiva devem ficar atentos.

Nesta semana, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) programou ações de vacinação de casa em casa em bairros onde foi verificada baixa cobertura vacinal em comparação com 2015.

Nesta segunda (19), serão contemplados os bairros Conquista e Condusa, na Grande São Pedro. Amanhã (20), será a vez de os agentes do CVSA visitarem residências de Bela Vista; na quarta (21), Caratoíra; na quinta (22), Inhanguetá; e na sexta (23), Grande Vitória.

De agosto até o dia 13 de setembro, o CVSA vacinou 18.773 cães, faltando 4 mil para que o município cumpra a meta estabelecida junto à Secretaria de Estado da Saúde, calculada com base apenas em cachorros vacinados. Mais informações sobre a vacinação antirrábica podem ser obtidas no Fala Vitória 156.

"Vitória pactuou a vacinação de 80% da população estimada de cães e imunizar um quantitativo de animais impossibilita a propagação do vírus da raiva. Como aqui em Vitória temos uma população estimada de aproximadamente 28 mil cães, para alcançarmos esse quantitativo de 80%, faltam vacinar ainda 4.000 cães. Então o objetivo é intensificar a vacinação esta semana porque a campanha tem como fundamento trabalhar na imunização dos cães e gatos dentro de um curto período de tempo. No município, o principal vírus de raiva que nós temos é com os morcegos. Importante que a população vacine seus cães e gatos, pois temos morcegos em diversos pontos da cidade", destacou a coordenadora do CVSA, Clara Scarpati.