Câmeras dão maior fluidez ao trânsito e auxiliam para a segurança na capital
Publicada em
Por Célia Marques, com edição de Matheus Thebaldi
Foto Divulgação
Equipamentos estão instalados em pontos estratégicos da capital
Em Vitória, 42 câmeras de videomonitoramento auxiliam na melhor fluidez do trânsito, na segurança e no trabalho de gestão estratégica da cidade.
Os equipamentos estão instalados em pontos estratégicos da capital e as imagens são operadas por agentes da Guarda Civil Municipal que ficam na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), na Ilha de Santa Maria. As câmeras são operadas 24 horas por dia, de forma integrada com a Polícia Militar, por meio do Centro Integrado de Operações e de Defesa Social (Ciodes).
O sistema foi inaugurado em dezembro de 2011 e o dinheiro aplicado no projeto – R$ 1,2 milhão – foi repassado pelo Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Marcos Salles
Imagens são operados por agentes da Guarda em Central de Monitoramento
A expectativa é de que mais 25 câmeras sejam instaladas na cidade, medida que acontecerá, segundo o gerente da Ciom, Edvandro Sipolatti Esguersoni, até dezembro deste ano. "O projeto foi encaminhado ao Ministério da Justiça e estamos aguardando a liberação dos recursos para que possamos dar continuidade à ampliação do sistema. Paralelo a isso, o Governo Federal, através do programa 'Crack é possível vencer', prevê a instalação de mais 40 câmeras de videomonitoramento na cidade", destaca Sipolatti.
Cada câmera tem um alcance de registro de imagens de mais de um quilômetro. É importante lembrar que, em 2010, o município foi o primeiro do País a adquirir um veículo de videomonitoramento equipado com quatro câmeras, computador e mesa de controle. Das quatro câmeras, duas possuem capacidade de giro em 360º.
Para o secretário municipal de Segurança Urbana em exercício, Délio da Silva Barroso, as câmeras exercem um papel importante na gestão da cidade. "Observamos ao longo deste período que as novas tecnologias são fundamentais para garantir segurança, auxiliar na fluidez do trânsito e, principalmente, para dar agilidade na solução de demandas geradas por outras áreas da administração", ressalta Délio.