Neste ano, a escola Império de Fátima busca retratar a tradição do ato de benzer conjuntamente com a imagem das benzedeiras, ambas marcadas no imaginário, memória e cultura do povo brasileiro. Participantes do Grupo de Acesso A, a escola será a quinta a desfilar na sexta-feira (2). Seu enredo "Benze - Benditas Benzedeiras", traz elementos importantes para a cultura brasileira, como a miscigenação religiosa e a transmissão desses saberes.
O representante da comissão de carnaval da escola, Sergio Anderson, explica a escolha do tema: "buscamos homenagear a nobre arte das benzedeiras, de trazer a cura para as pessoas. Essa tradição está sendo esquecida devido a tudo que se passa no momento, como a questão digital e a ascensão da mulher, que não mais fica em casa. O desfile será muito bonito! A escola vem para agradecer, relembrar e dizer não ao apagamento das benzedeiras", afirma.
A Império de Fátima foi fundada em 2013, no Bairro de Fátima, na Serra e, este ano, estará retratando as mãos que presenteiam, o mundo criado por deuses e habitado por humanos, as mãos que benzem e as mãos presentes e futuras. A escola conta com 800 componentes, 15 alas, 2 carros alegóricos e 1 tripé, e segue em busca de seu quarto título.