Centro Cultural Carmélia vai passar por reformas para receber espetáculos
Publicada em | Atualizada em
Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM
Elizabeth Nader
Centro Cultural Carmélia vai ganhar o Teatro Municipal, que será palco de uma série de espetáculos locais
Parte importante da história cultural de Vitória, o Centro Cultural Carmélia Maria de Souza vai ganhar novos ares. O local passará por reformas para receber uma ampla programação de atividades.
Os trabalhos vão começar no dia 5 de dezembro, quando o espelho d’água e os vestiários em desuso do prédio serão demolidos. Essa é a primeira ação do projeto de reforma do espaço, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec). A próxima etapa é a entrega do projeto completo de reestruturação do complexo, em março de 2015.
"O processo de recuperação, reforma e revitalização do Centro Cultural Carmélia vai devolver aos moradores de Vitória um espaço importantíssimo para a cultura capixaba. Teremos não apenas um teatro municipal, como também um endereço para com grande vocação para a formação de artistas e plateias", afirmou a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.
Teatro
O objetivo é transformar o Teatro José Carlos Oliveira, que fica dentro do complexo, no Teatro Municipal. O espaço será palco de uma ampla programação de espetáculos locais.
A área externa do espaço será um grande centro de vivência, que receberá uma arena multiuso, estacionamento, cafeteria, área para cursos, além da adequação da área atualmente ocupada pela TV Educativa.
Guarda
Nos últimos meses, a Guarda Municipal intensificou os trabalhos na região do complexo cultural e equipes do Programa Onde Anda Você? passaram a monitorar diariamente a região.
Recuperação dos espaços culturais
André Sobral
Reforma do Centro Cultural Carmélia faz parte de um amplo projeto da administração municipal de recuperar os espaços culturais de Vitória
A reforma do Centro Cultural Carmélia faz parte de um amplo projeto da administração municipal de recuperar os espaços culturais de Vitória. Em maio, foi reaberta a Casa Porto das Artes Plásticas, depois de cinco anos fechada. Em julho, a Cidade Alta ganhou uma galeria de arte no histórico Casarão Cerqueira Lima, com mostra permanente do mobiliário do escritor, historiador e jornalista Elmo Elton e exposições temporárias ligadas principalmente à memória da cidade.
Ao longo de 2015, a Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi também passará por uma ampla reforma, que será realizada a partir de um convênio com o Governo do Estado, que prevê a restauração de pintura parietal e adornos internos, adequação às condições de acessibilidade universal, repintura da fachada, climatização, elevador, entre outras mudanças. A Biblioteca Municipal também ganhará uma nova sede, a ser instalada no antigo Centro Cultural Magestic.