Publicada em 29/11/2018, às 06h05
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
"Cidade de Palha": livro que retrata história do Mercado da Vila Rubim é lançado


O Mercado da Vila Rubim é rica fonte de história, cultura e representação social de Vitória. Pensando nisso, a professora do curso superior de Fotografia da Universidade de Vila Velha (UVV) Elizabeth Nader, que também é servidora municipal, desenvolveu junto aos alunos um fotodocumentário de 94 páginas de muita poesia visual: "Cidade de Palha".
O lançamento da obra será neste sábado (1º), às 11 horas, no próprio mercado. O livro, que documenta e enaltece o local, foi uma iniciativa da disciplina "Fotojornalismo II" com 41 alunos dos quarto e quinto períodos do curso.
Os olhares diversos revelam toda a riqueza do mercado mais famoso da capital. A movimentação do comércio de pescado, a tradição das ervas medicinais, a cultura artesanal, a diversidade religiosa e a estrutura arquitetônica foram alguns dos aspectos retratados nas inúmeras visitas ao local.
De acordo com a estudante Aeslém Bueno, "fotografar a Vila Rubim foi descobrir uma nova cidade dentro de Vitória. Não se trata apenas de fotografar, mas também de conviver com todos ali, conhecendo em cada esquina uma história diferente e cativante".
Valor histórico
A Vila Rubim foi escolhida para esse projeto devido ao seu valor histórico para o Estado e para cidade de Vitória.
Segundo a servidora, fotojornalista, professora e coordenadora do livro, Elizabeth Nader, "a produção do fotodocumentário 'Cidade de Palha', além de proporcionar, com intensidade, ir a campo e colocar em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, visa à integração tanto entre os alunos quanto
junto à comunidade da Vila Rubim, que, democraticamente, terá acesso ao projeto e poderá compartilhar suas próprias percepções sobre o trabalho".
A elaboração do livro também ofereceu uma oportunidade para diversos alunos conhecerem o Mercado da Vila Rubim. "Participar dessa iniciativa me possibilitou vivenciar a prática profissional do fotodocumental, além da diversidade presente em partes da cidade por vezes esquecidas, mas que esbanjam expressão cultural,
religiosidade, movimentação comercial e uma história para além de um comércio", ressaltou a estudante Querol Saldanha.
Apresentações culturais
O lançamento contará com apresentação cultural dos próprios alunos, evidenciando suas habilidades musicais, desde violão, saxofone, flauta transversal e outros.
O livro contém 83 imagens. Cada exemplar será vendido por R$ 45.

