Garis fizeram novo mutirão de limpeza na rua José Trajano, em Itararé, para retirar resíduos descartados de forma irregular
As equipes da Central de Serviços de Vitória fazem o trabalho de limpeza diariamente, faça chuva ou sol. São garis fazendo varrição, coleta de lixo domiciliar e resíduos inertes, desinfecção de lugares públicos, além de varrição mecanizada, limpeza das praias, roçagem, limpeza de bueiros e garis alpinistas.
Nas partes altas da cidade, o recolhimento de lixo é feito manualmente pelos garis. A desinfecção dos pontos para evitar a disseminação do coronavírus acontece da mesma maneira: nas partes baixas, há auxílio dos caminhões pipa para a limpeza; nas altas, os garis lavam os locais com bombas, que são carregadas nas costas.
Descarte irregular
Contudo, muitos não fazem o descarte correto dos resíduos, deixando ruas sujas e podendo provocar doenças.
No último final de semana, por exemplo, as equipes precisaram retornar à rua José Trajano, no bairro Itararé, por conta do descarte incorreto de lixo. O acúmulo era grande, mesmo tendo sido limpa a rua dois dias antes.
Por isso, é importante que a população ajude a manter uma cidade limpa e um ambiente mais seguro para todos.
"A limpeza da cidade acontece todos os dias. O recolhimento de lixo é de segunda a sábado. Podemos marcar também um agendamento pelo 156 para que as equipes possam recolher móveis e eletrodomésticos que não tenham mais uso. Não é necessário jogar lixo na rua", pontuou o secretário da Central de Serviços, Marcos Aranda.